Embolia pulmonar com menção de cor pulmonale agudo SANGUE E LINFA: HEMOSTASE E FIBRINÓLISE. Embolia pulmonar complicado com menção de cor pulmonale agudo. Sexo: Não informado. Idade: Não informada.Distribuição.Diagnóstico diferencial. Epidemiologia: . HISTÓRIA PESSOAL:. Tabagista.
PROGNÓSTICO: Hipertensão pulmonar. Clínica:
. Dispneia, de esforço, progressiva. Edema localizado, membros inferiores. Estertores pulmonares, bases. B2A hiperfonética. B3 audível. Hepatomegalia. Laboratório: RX do tóraxc:. radiografia de tórax (5/07/2002) revelou espessamento pleural à direita com velamento de seio costofrênico direito, estrias em base pulmonar direita e aumento da área cardíaca.
ECG:. Ritmo sinusal, a frequência cardíaca 100 batimentos por minuto, intervalo PR 200 mseg, duração da onda P 100 mseg, do QRS 80 mseg, do QT 320 mseg. O eixo de QRS está a 120º. A onda P apresenta amplitude de 3 mm em II, é negativa em V1 e isoelétrica em V2 e positiva em V3 com área negativa em V1 com duração de 40 mseg. Há desvio do SÂQRS para a direita, e qR com padrão de "strain" em V1 e RS em V5 e V6. Há infradesnível do segmento ST em V2 e V3 e ondas T negativas e V1 a V5 e derivações inferiores. Os achados permitem o diagnóstico de sobrecarga ventricular direita e sobrecarga atrial direita, associada a alterações do segmento ST e onda T. O aspecto de sobrecarga atrial esquerda em V1 (pseudo Morris) é justificado pela rotação horária do coração e deslocamento do átrio esquerdo para trás e anteriorização do átrio direito.
EXAME por radioisótopos:. Perfusão pulmonar com radioisótopos negativo exclui a embolia pulmonar.
CINTIOLOGRAFIA dos pulmões:. Ventilação presente e perfusão diminuída, em lobo superior direito, lobo médio e segmento ântero-basal do lobo inferior direito, e segmentos anterior, ápico-posterior do lobo superior, língula e lateral basal do lobo inferior esquerdo. Os achados foram considerados altamente sugestivos de tromboembolismo pulmonar.
ANGIOGRAFIA:. Diagnóstica. As pressões da artéria pulmonar (sistólica/diastólica/média) foram 73/32/50 mmHg e a pressão média do átrio direito foi 22 mmHg.
MORFO das artérias pulmonares:. Trombose recente em organização em artérias pulmonares centrais, (a cavaleiro), tromboembolias recentes em artérias intraparenquimatosas do pulmão esquerdo e sinais sugestivos de trombos antigos recanalizados em arteríolas pulmonares esparsas.
MORFO do coração:. Aumento de tamanho, pesando 516 g, à custa de intensa dilatação e hipertrofia de câmaras cardíacas direitas. Aneurisma na parede posterior do átrio direito, acima da desembocadura do seio coronário, medindo 3 x 2 x 1 cm, preenchido por trombo em organização, cuja histologia mostrava a parede composta de tecido miocárdico com fibrose intersticial, sem sinais de infarto recente. Erro em