Editar...
 











Calculose urinária
EXCREÇÃO URINÁRIA. Calculose do rim e do ureter; Litíase do rim e ureter; Cálculos urinários; Urolitíase; Urinary calculi.
Sexo: >M. Idade: Adulto. Mais de 30A. Distribuição. Diagnóstico diferencial.
Epidemiologia: HISTÓRIA FAMILIAR:. Calculose do rim. . Incidência comum. Incidênica de 0,1a 6% da população. 1 em cada 1.000 admissões hospitalares nos EUA. A maioria dos cálculos são formados por (fosfato, oxalato ou oxalato com fosfato) de cálcio, em 65 a 70%; cálculo tríplices (fosfato de magnésio-amoniacal), em 15%; ácido úrico, em 6% e cistina, em 3%. Os determinantes são: 1- aumento da concentração urinária dos constituintes do cálculo, 2- pH urinário e 3- presença de bactéria. O fosfato de cálcio !precipita em urina alcalina. Na Infecção urinária formam os maiores cálaculos já vistos, inclusive o chifre de veado, decorrente da grande quantidade de uréia disponível. PROGNÓSTICO: Cólica ureteral. Infecção urinária. Os cálculos mais perigosos são os de menor tamanho pois podempassar para os ureteres.
Clínica:. Hidronefrose, eventual.
Laboratório: URINA:. Cálculo urinário de Fosfato, magnésio-amoniacal.PLASMA:. Cálcio plasmático aumentado, em 33%. Hipercalciúria, em 33%. Cálculo urinário, localizados no cálices, pelve ou bexiga, unilaterais, em 80%, A morfologia dos cáclulos formados na pelve renal é em de pequeno diâmetro, 2-3 mm. De acordo com a composição química, os tipos podem incluir cálculos alternados ou combinados de cistina, decúbito, encísticos, fibrina, sementes de cânhamo, matriz, amora, oxalatos, estruvatos, urostealitos e xânticos.
Erro em