Displasia cervical leve
DISMORFISMOS NO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO. Displasia do colo do útero. Condiloma plano?; Neoplasia intra-epitelial cervical, grau I; NIC-I.
Sexo: 0M. Idade: Jovem. Adulto. Distribuição. Diagnóstico diferencial.
Epidemiologia: SEXO:. 0M. IDADE:. Jovem. Adulto. HISTÓRIA PESSOAL:. Relação sexual, múlplos parceiros. . Adulto, pré-menopausa.
Clínica:
Laboratório: Esfregaço de Papanicolaou:. Células compatíveis com NIC-I. MORFO do colo do útero:. Microscopia do útero com cervicite, fragmento obtido por biópsia do colo uterino (endocérvice), epitélio de revestimento do canal cervical mostra metaplasia escamosa com atipias, corte passa pela saída de uma glândula endocervical, na parte profunda do fragmento há glândulas endocervicais normais, estroma apresenta infiltrado inflamatório crônico (cervicite crônica inespecífica). Microscopia do útero com condiloma, epitélio de revestimento da endocérvice mostra metaplasia escamosa com as alterações características do condiloma plano viral na metade superficial, as da neoplasia intraepitelial cervical ou NIC na metade profunda, desorganização da estrutura em camadas do epitélio e a variação de tamanho e cromatismo dos núcleos. Microscopia do útero com células do tipo basal, as alterações iniciam-se nas camadas profundas do epitélio e progridem às superficiais, as células do tipo basal (que normalmente se restringem à camada mais profunda) passam às camadas seguintes e, na displasia grave (também chamada NIC III ou carcinoma in situ) ocupam toda a espessura do epitélio, os núcleos ficam maiores e variam de tamanho, a cromatina é densa, há perda da relação núcleo-citoplasma e da disposição regular do epitélio em camadas, as mitoses normalmente limitadas à camada basal são observadas também em camadas suprabasais e até em células já bem diferenciadas. as alterações displásicas se restringem ao terço inferior do epitélio, falando-se portanto em displasia leve ou NIC I. nas camadas superficiais há atipias coilocitóticas devidas ao condiloma plano, é comum a coexistência das duas alterações, pois ambas são causadas pelo HPV.
Nenhum conjunto compatível de até 5 elementos foi encontrado!