Editar...
 











Eritroblastose fetal
Isoimunização Rh do feto e do recém-nascido; Doença de Rhesus; Doença hemolítica por incompatibilidade Rh; Hemolytic disease of the newborn; Erythroblastosis fetalis; Rrhesus isoimmunization; Icterus gravis neonatorum. #Icterícia neonatal fisiológica. O antígeno do sangue do macaco do genero (Rh)esus aglutina hemácias humanas. Descrita em 1927 por Philip Levine (1900-1987), imunologista russo e em 1937 por Rufus Stetson (1886-1967), médico americano, que também identificaram o anticorpo em 1939. O fator Rh é um dos sistemas de grupos sanguíneos descoberto a partir do sangue do macaco Rhesus.
Sexo: Não informado. Idade: 1Neonato. Distribuição. Diagnóstico diferencial.
Epidemiologia:
Clínica:. Palidez cutâneo-mucosa. Icterícia. Exantema, petequial. Hepatomegalia. Oftalmoplegia. Conjuntiva amarela. Pálpebras amarelas. Esplenomegalia. Púrpura cutânea. Hemorragia na mucosa.
Laboratório: FUNDO de olho:. Atrofia óptica. Hemorragias retinianas. MORFO do fígado:. MACROSCOPIA do fígado na eritroblastose fetal, intensa {Hepatomegalia}. MICROSCOPIA do fígado na eritroblastose fetal, intensa hiperplasia hemopoética, principalmente da série eritroblástica, causada por destruição das hemácias da criança por anticorpos maternos (incompatibilidade Rh), os hepatócitos estão preenchidos por numerosos eritroblastos (células de núcleos pequenos e escuros e escasso citoplasma), que se alojam nos sinusóides e provocam grande aumento no volume do fígado, presença de células imaturas da linhagem granulocítica. MORFO do baço:. MACROSCOPIA do baço na eritroblastose fetal, {Esplenomegalia} moderada a intensa. MICROSCOPIA do baço na eritroblastose fetal, infiltrado de células inflamatórias mononucleares nos órgãos ricos em sistema retículo endotelial.
Erro em