Editar...
 











Síndrome da angústia respiratória do recém-nascido
Respiratório_15: Insuficiência e Asfixia. Doença da membrana hialina; Infant respiratory distress syndrome; Respiratory distress syndrome of newborn; Surfactant deficiency disorder; Hyaline membrane disease. Descrita em 1967 por WH Northway Jr (-) e WDY Porter (-).
Sexo: Não informado. Idade: Neonato. Distribuição. Diagnóstico diferencial.
Epidemiologia: . Cerca de 50% de incidência entre idade gestacional de 26 a 28 semanas e 25 % entre 30 e 31 semanas. PROGNÓSTICO: Morte. Displasia broncopulmonar & fibrose. HISTÓRIA PESSOAL:. Mãe com Diabetes mellitus (o hiperinsulinismo inibe a produção de surfactante pulmonar no feto).
Clínica:. Dispneia, progressiva. Cianose, progressiva. Convulsões, eventual. Tiragem intercostal. Taquipneia. Retração subdiafragmática. Gemido. Batimento de asa do nariz. Bradicardia.
Laboratório: RX de tórax:. Aspecto de vidro fosco bilateral, infiltrado retículo granular, hipotransparência homogênea (aspecto de vidro moído) devido à formação de micro atelectasias somadas ao edema interesticial, distribuido regularmente por todos campos pulmonares, broncogramas aéreos são proeminentes nos lobos superiores. GASOMETRIA:. pH 7.31, pCO2 35, pO2 35. TESTE do líquido amniótico antes do nascimento:. Incluindo a razão lecitina-esfingomielina, polarização de fluorescência e contagem de corpos lamelares, são úteis para prever o grau de imaturidade pulmonar. MORFO do pulmão:. Microscopia do pulmão com fibrina, a imaturidade do pulmão ao nascimento leva a falta de surfactante e consequentemente a uma má expansão pulmonar, esta se traduz como atelectasia (grande parte dos alvéolos estão colapsados), dando aspecto compacto ao corte, a atelectasia e a imaturidade pulmonar causam anóxia que por sua vez lesa as células endoteliais dos capilares pulmonares, aumentando sua permeabilidade, o aumento da permeabilidade capilar resulta em extravasamento de proteínas plasmáticas (inclusive fibrina) para a luz alveolar, constituindo as membranas hialinas, fortemente eosinófilas, que recobrem parcialmente a superfície dos alvéolos. Microscopia do pulmão com membrana hialina. Microscopia do pulmão com membrana de aspecto hialino, membrana de aspecto hialino revestindo as vias respiratórias terminais. Microscopia do pulmão com exsudato purulento na luz alveolar, quadro de atelectasia e membranas hialinas complicado por broncopneumonia (infecção bacteriana focal dos alvéolos), observada como exsudato purulento na luz alveolar.
Erro em