Editar...
 











Origem anômala da artéria coronária esquerda a partir da artéria pulmonar
CIRCULATÓRIO: VASOS DO CORAÇÃO. Síndrome de roubo miocárdico.
Sexo: Não informado. Idade: Neonato. Lactente. Criança. Adolescente. Distribuição. Diagnóstico diferencial.
Epidemiologia: . PROGNÓSTICO: Infarto do miocárdio. Fibrose miocárdica. Infarto do músculo parpilar com regurgitação mitral. Aneurisma na parede do ventrículo esquerdo. Óbito aos 6 meses.
Clínica:. Mal-estar. Agitação. Irritabilidade neuromuscular. Sudorese aumentada. Dispneia, em repouso. Palidez cutâneo-mucosa. Cianose, eventual. Dor torácica retroesternal, em aperto, em queimação, opressão, desencadeada por esforço, por sexo, por estresse, por frio, por refeições, irradia para o braço esquerdo, melhora com o repouso ou uso de nitroglicerina, em 3 minutos. Sopro sistólico, holossistólico ou contínuos. Ritmo de galope.
Laboratório: RX de tórax:. Cardiomegalia com Ventrículo E dilatado. ECG:. Onda T invertida, em DI e aVL com padrão QR. Onda Q profunda em V5 e V6. Segmento ST supradesnivelado. Onda T invertida. Prova de esforço. DOP:. Positiva. ARTERIOGRAFIA pulmonar:. Positiva. CAT:. Opacificação imediata apenas da coronária D grande e tortuosa, enchimento das anastomoses intracoronárias, opacificação da coronária E seguida da entrada do contrase na AP. VEG:. Ventrículo dilatado com esvaziamento lento.
Erro em