Editar...
 











Degeneração macular senil
DEGENERAÇÕES MACULARES DA RETINA. Degeneração macular relacionada à idade; Degeneração da mácula da retina; Senile macular disease. Descrita em 1885 por Otto Haab (1850-1931), oftalmologista suíço.
Sexo: Não informado. Idade: 1Idoso. Distribuição. Diagnóstico diferencial.
Epidemiologia: . Depois da catarata, a Degeneração Macular é a principal causa de cegueira nos indivíduos com mais de 50A. A DMRI pode afetar um ou os dois olho. CLASSIFICAÇÃO: 1- Degeneração macular atrófica (seca), onde ocorre o depósito de um pigmento na mácula sem evidências de cicatrizes, sangue ou outra perda líquida e, 2- Degeneração macular exsudativa (úmida), onde o material que extravasa (exsudato) forma um montículo frequentemente circundado por pequenas hemorragias, que finalmente, este montículo se contrai e deixa uma cicatriz. As duas formas de degeneração macular geralmente afetam ambos os olhos ao mesmo tempo. Há dois tipos de DMRI: o tipo seco (atrófica) e o tipo úmido (cistóide). Na forma seca de DMRI, a perda de visão central é gradual; sua extensão está relacionada com a localização e quantidade de afinamento macular causado por depósitos amarelados sob a mácula. As pessoas com DMRI úmida têm uma perda de visão mais rápida (semanas ou meses) por causa do rompimento de vasos ou sangramento sob a mácula. GRUPO ÉTNICO-RELIGIOSO: Branco > Negro. HISTÓRIA FAMILIAR:. Postiva, eventual.
Clínica:. Escotoma, central, unilateral, bilateral. &. Acuidade visual diminuída, com lacuna, branca, cinza. Visão distorcida.
Laboratório: FUNDOSCOPIA:. Ausência de vasos retinianos no centro da mácula. Metaplasia fibrosa com fibrose da região macular.
Erro em