Aspergilose pulmonar Respiratório_00: Inflamação (ite), Infecção e Infestação. Fungo. Aspergilose com pneumonia; Aspergilose complicado com pneumonia; Aspergilose pulmonar invasiva; Pneumonia por Aspergilose; Aspergilose broncopulmonar alérgica; Aspergillosis, Allergic bronchopulmonary. Descrita em 1856 por Rudolf Virchow (1821-1902), patologista polonês. Sexo: Não informado. Idade: Jovem. Adulto. De 20A-40A.
Distribuição.Diagnóstico diferencial. Epidemiologia: . HISTÓRIA PESSOAL:. Asma brônquica, atópica de longa duração. PROGNÓSTICO: Hemoptise. Bronquiectasia grave. Fibrose pulmonar. TRANSMISSÃO: Inalação.
Clínica:
1- Aspergilose. 2- Pneumonia.
. Aspergilose. Pneumonia. Laboratório: HEMOGRAMA:. Eosinófilos aumentados periférica.
IMUNO:. Níveis elevados de IgE sérica. Reação cutânea imediata ou tardia ao antígeno do Aspergillus. Anticorpo precipitantes aos antígenos do aspergilo.
RX de tórax:. Infiltrado pulmonar, transitórios ou permanentes. Bronquiectasia central.
TC do pulmão:. Lesões nodulares pequenas. Lesões periféricas maiores com halo.
CULTURA de sangue:. Positivo.
MORFO do agente:. Identificação do aspergillus no escarro.
MORFO do pulmão:. Microscopia do pulmão com aspergilose e coloração HE, grandes colônias vegetantes de fungos com morfologia compatível com o gênero Aspergillus nas paredes e luz de brônquios e vasos, parasitas coom forma de hifas septadas e entrelaçadas, com diâmetro regular e ramificação dicotômica em ângulo agudo, e invadiam ativamente o tecido, abundância de parasitas (alta probabilidade de tem relação com a terapia imunosupressora instituída para a doença de base - o lupus eritematoso sistêmico). Grandes colônias vegetantes de fungos com morfologia compatível com o gênero Aspergillus cresciam nas paredes e luz de brônquios e vasos. Microscopia do pulmão com aspergilose e reação histoquímica do PAS, o ácido periódico reativo de Schiff para grupos açúcar) cora as paredes dos fungos em vermelho-magenta. Ao lado, fungos crescendo na superfície de cartilagem brônquica. Microscopia do pulmão com aspergilose e método de Grocott de impregnação pela prata, sem coloração de fundo pela hematoxilina, revela a abundância de fungos, bem como sua tendência à invasão vascular, que têm também notável preferência por luzes brônquicas, as hifas septadas guardam notável semelhança com gomos de bambu, aparecendo ocas em corte transversal, isto se deve a que a técnica impregna apenas a parede externa do parasita, ficando o citoplasma da célula fúngica sem corar, uma importante característica do gênero Aspergillus é a regularidade do diâmetro das hifas, e nisto contrasta com a mucormicose, onde as hifas são de diâmetro variável, frequentemente muito espessas.
ROTA:. Colonização da árvore traqueobrônquica e com alergia a antígenos. Erro em