Ciências Básicas.3-Patologia.8-Pele&Fâneros.
133- A Acantose nigricans é um tipo de melanose circunscrita que freqentemente precede a sintomatologia de neoplasias benignas e malignas provavelente causada pela ação dos fatores promotores do crescimento epidérmico produzidos pelas neoplasias.
134- A Ceratose seborréica é uma neoplasia benigna, múltipla, onde as lesões são planas, redondas, pigmentadas, bem demarcadas, aumentando gradualmente, não dolorosas e não ulceram constituídas de células basalóides pigmentadas, comum em pessoas idosas.
135- A Eritema multiforme é uma resposta de hipersensibilidade a drogas (sulfonamidas, penicilina, clindamicina, sulindaco), a infecção (micoplasma, fungos, herpes simples), a neoplasias malignas ou doenças vasculares do colágeno (lúpus eritematoso sistêmico).
136- A radiação ultravioleta (principalmente o componente UVB) por exposição crônica à luz solar é um fator de risco de neoplasias malignas da pele (carcinoma de células basais, carcinoma de células escamosas, melanoma maligno e Xeroderma pigmentoso).
137- O Ceratoacantoma é uma neoplasia benigna da pele que se desenvolve em um folículo piloso, de evolução aguda e autolimitada. Histologicamente é idêntico ao Carcinoma de células escamosas que deve ser suspeitado sempre que a não houver regressão.
138- Os melanomas constituem a neoplasia intraocular mais frequente na raça branca. São 8 vezes mais comuns em brancos que em negros. Nos EUA a incidência de melanoma intraocular é um oitavo da dos da pele.
Ciências Básicas.3-Patologia.9-MúsculoEsquelético.
139- Entre os sarcomas (em geral são neoplasias incomuns) o Histiocitoma fibroso maligno é uma das formas mais comuns de sarcoma dos tecidos moles em adultos, e é o tipo mais comum de sarcoma associado a pós-irradiação.
140- O Condrossarcoma é uma neoplasia de baixo grau de malignidade e a maioria se origina próximo das porções centrais do esqueleto. O aspecto macroscópico é de azul-acinzentado, brilhante, infiltrando a cavidade medular e invadiu a cortical sobrejacente.
141- O Lipoma é a neoplasia benigna mais comum das partes moles cuja localização mais comum é no íleo e raramente causar obstrução com intrussussepção. São massas extremamente bem diferenciadas e distintas, às vezes múltiplos em casos familiares.
142- O Sarcoma de Ewing é uma neoplasia óssea altamente maligna, com localização diafisária, composto por pequenas células azuis, redondas, primitivas, bastante uniformes, citoplasma escasso e sem produção de osteóide. Cariótipo com translocações t(11;22).
Ciências Básicas.5-Farmacologia.0-Geral.4-Drogas.
143- Na Intoxicação por inalação de amianto (Asbestose) as fibras inaladas causam fibrose intersticial pulmonar e aumento do risco de neoplasia maligna, especialmente do carcinoma broncogênico (no tabagista) ou de mesotelioma pleural ou peritoneal.
144- O Carcinoma de células escamosas é a neoplasia maligna mais comum do esôfago e seus principais fatores de risco são o tabagismo e o alcoolismo. 50% se localiza no terço distal do esôfago, onde é mais comum o adenocarcinoma associado ao esôfago de Barrett.
145- O tratamento por radiação da Neoplasia maligna da laringe pode causar lesão vascular aguda por lesão endotelial e reação inflamatória seguida de fibrose e estreitamento acentuado da luz e finalmente isquemia do tecido adjacente e formação de uma cicatriz.