Universidade Federal do Ceará

Faculdade de Medicina

Depto. Fisiologia e Farmacologia

Prof. Eduardo Torres e Alberto Soares

Objetivos cognitivos de aprendizagem

 

Unidade Motora Esquelética

A Unidade Motora Esquelética (via motora final comum de Sherrington) tem a função de possibilitar o movimento do animal (anima, autoanimado, alma) e assim contribuir para a manutenção da Homeostase.

Transporte de íons através da membrana

 Potenciais eletroquímicos da membrana celular

Junção neuromuscular esquelética

Contração e relaxamento muscular

Integração

 

 

Transporte de íons através da membrana celular

Membrana celular, difusão simples, difusão facilitada, transporte ativo primário, transporte ativo secundário, osmose, pressão osmótica, pressão oncótica e pressão hidrostática.

Nível 1 de complexidade

1)      Definir unidade motora esquelética e discutir a relação entre o recrutamento destas unidades e o desenvolvimento da força de contração. (Define a motor unit and describe the order of recruitment of motor units during skeletal muscle contraction of varying strengths).

2)      Descrever a composição da membrana celular. Fazer um diagrama da sua seção transversal e explicar como a distribuição de fosfolípides (e sua estrutura química) e de proteínas interferem na permeabilidade da membrana aos íons e compostos hidrofílicos e hidrofóbicos. (Describe the composition of a cell membrane. Diagram its cross section, and explain how the distribution of phospholipids and proteins influences the membrane permeability of ions, hydrophilic and hydrophobic compounds).

3)      Descrever a estrutura polar da água e explicar como a formação de pontes de hidrogênio permite a dissociação dos sais (como o NaCl), sacarídeos e outras moléculas polares. Definir substâncias hidrofóbicas e hidrofílicas em relação à polaridade da molécula de água. (Describe the polar structure of water, and explain how the formation of hydrogen bonds permits the dissociation of salts (such as NaCl), saccharides, and other polar molecules. Contrast the definitions of hydrophobic and hydrophilic related to water polarity).

4)      Descrever o papel dos canais de água (aquaporinas) como facilitador da circulação de água através das membranas biológicas. (Describe the role of water channels (aquaporins) in facilitating the movement of water across biological membranes).

5)      Definir e diferenciar os seguintes termos relativos ao transporte através da membrana, baseado na fonte de energia e nos processos moleculares, para: difusão simples, difusão facilitada, transporte ativo primário, transporte ativo secundário, osmose. (Differentiate the following terms based on the source of energy driving the process and the molecular pathway for: diffusion, facilitated diffusion, secondary active transport, and primary active transport). Osmose é o transporte de água por difusão simples de uma solução mais concentrada em água (solvente) para uma menos concentrada em água.

6)      Fazer um diagrama de um neurônio e identificar as seguintes regiões: dendritos, soma, cone axonal, axônio e fenda sináptica. (Define, and identify on a diagram of a neuron, the following regions: dendrites, axon, axon hillock, soma, and synaptic cleft).

7)      Discutir a função da bomba de Na+/K+ ATP dependente na manutenção dos gradientes químicos destes íons através da membrana e na manutenção do volume celular. (Discuss the role of the Na+,K+-ATPase (sodium pump) in maintaining solute gradients across cells, as well as maintaining cell volume).

8)      Listar as concentrações absolutas e relativas de Na+, K+ e Ca+2 nos compartimento extra e intracelular.

 

 

Potenciais eletroquímicos da membrana celular

Potencial de equilíbrio eletroquímico, potencial de repouso da membrana, hiperpolarização, potencial sublimiar,  potencial limiar de excitação e potencial de ação propagado.

Nível 1

9)      Explicar a importância da eletrofisiologia.

10)  Discutir a natureza hidrofóbica da bicamada que a torna um bom isolante elétrico. (Discuss the hydrophobic nature of the bilayer that renders it a good insulator).

11)  Diferenciar os conceitos de condutância iônica de permeabilidade iônica da membrana. (Describe the concept of a membrane's ionic conductance, and contrast it with membrane ionic permeability).

12)  Descrever as principais forças que controlam o movimento de íons para dentro e fora da célula. (Describe the forces leading to net inward or outward ionic flows across membranes). Potenciais eletroquímicos. Gradientes químicos e elétricos.

13)  Descrever as correntes iônicas da célula em repouso e como estas correntes são antagonizadas pela atividade da bomba de Na+/K+ ATP dependente. (Describe the net ionic currents in a resting cell, and how these currents are countered by the activity of the sodium pump).

14)  Baseado no princípio da atração iônica, explicar como uma diferença de potencial elétrico através de uma membrana irá interferir na distribuição de cátions e ânions. (Based on the principle of ionic attraction, explain how a potential difference across a membrane will influence the distribution of a cation and an anion).

15)  Escrever a equação de Nernst e explicar os efeitos de mudanças na concentração intra e extracelular no potencial de equilíbrio eletroquímico dos íons Na+, K+, Cl-, Ca+2. (Write the Nernst equation, and explain the effects of altering either the intracellular or extracellular Na+, K+, Cl-, or Ca2+ concentration on the equilibrium potential for that ion).

16)  Calcular o potencial de membrana de um determinado gradientes iônicos e condutância da membrana para diferentes espécies iônicas. (Compute the membrane potential of a cell given ionic gradients and membrane conductances of the different ionic species).

17)  Descrever a concentração de Na+, K+, Ca+2, Cl- transmembrana e usar a equação de condutância para explicar como a permeabilidades relativa entre estes íons pode criar o potencial de repouso da membrana. (Describe the normal distribution of Na+, K+, Ca2+, and Cl- across the cell membrane, and using the chord conductance equation, explain how the relative permeabilities to these ions create a resting membrane potential).

18)  Descrever as base iônicas do potencial de repouso da membrana, potencial limiar,  despolarização rápida (agulha), repolarização rápida e definir os termos hiperpolarização e despolarização. (Describe the ionic basis for the resting potential, and define the terms hyperpolarization and depolarization).

19)  Diferenciar potencial limiar de potencial de ação, identificar no neurônio a área onde cada um ocorre. (Contrast the generation and conduction of graded potentials with that of action potentials, identifying on the neuron the area in which each occurs). O Potencial gerador é gerado no cone axonal.

20)  Descrever o conceito de condução saltatória. (Describe saltatory conduction).

Nível 2

21)  Definir as seguintes propriedades de canais iônicos: gating, ativação e desativação. (Define the following properties of ion channels: gating, activation, and inactivation).

22)  Descrever a condução do potencial em axônio não mielinizado, e explicar por que esta condução é normalmente unidirecional. (Describe action-potential conduction in an unmyelinated axon, and why conduction is normally unidirectional).

23)  Descrever por que o potencial de ação da membrana é um evento tipo tudo ou nada e prever como as mudanças nos gradientes iônios gradientes podem mudar a froma do potencial de ação. (Describe why action potentials are considered all or none phenomena, and predict how changes in the ionic gradients will change the appearance of action potentials).

24)  Descrever os conceitos de período refratário absoluto e relativo. (Describe the concepts of absolute and relative refractory periods).

25)  Listar as características celulares que determinam a velocidade da condução eletroquímica. (State the cell properties that determine the rate of electronic conduction).

26)  Definir os conceitos de equilíbrio e potencial de equilíbrio eletroquímico, e listar as concentrações iônicas interna e externamente. Usar a equação Nernst para calcular o potencial de equilíbrio eletroquímico de um íon. Contrastar as variações no EK+ (o potencial de equilíbrio eletroquímico do K+) causadas por um aumento de 5 mEq/L no K+ extracelular com o ENa+ causada também por um aumento de 5 mEq/L no Na+ extracelular. (Define the concepts of electrochemical equilibrium and equilibrium potential, and give internal and external ion concentrations. Be able to calculate an equilibrium potential for that ion using the Nernst equation. Contrast the difference in EK (the Nernst potential for K+) caused by a 5 mEq/l increase in extracellular K+ with the change in ENa (the Nernst potential for Na+) caused by a 5 mEq/l increase in extracellular Na+).

27)  Calcular o potencial de membrana de uma célula usando a equação de Hodgkin-Katz e Goldman. (Compute the membrane potential of a cell using the Goldman equation).

28)  Descrever as bases do cálculo da constante espaço e de tempo no potencial de membrana neuronal. (Describe the basis for the calculation of the space constant and time constant of neuron process).

29)  Definir o termo estado estável X estado de equilíbrio. Correlacionar o bomba-vazamento modelo de steady-state ion conteúdo para celular soluto gradientes e volume celular manutenção. (Define the term steady state, and differentiate it from equilibrium. Relate the pump-leak model of steady-state ion content to cell solute gradients and cell volume maintenance).

30)  Escrever a equação Nernst, e indicar como esta equação representa tanto as froças químicas e elétricas que agem sobre um íon. (Write the Nernst equation, and indicate how this equation accounts for both the chemical and electrical driving forces that act on an ion).

31)  Com base no potencial de equilíbrio de Nernst, prever a direção um íons quando o potencial de membrana a) estiver no seu potencial de equilíbrio, b) for maior do que o equilíbrio potencial, ou c) for menor do que seu potencial de equilíbrio. Lista os valores normais do ENa+, EK+, ECl-, e Eca+2 em uma típica célula excitável. (Based on the Nernst equilibrium potential, predict the direction that an ion will move when the membrane potential a) is at its equilibrium potential, b) is higher than the equilibrium potential, or c) is less than the equilibrium potential. List values in a typical non-excitable cell for the membrane potential, for ENa, EK, ECl, and ECa).

32)  Explicar como o potencial de repouso da membrana é gerado e calcular este potencial usando a equação Goldman-Hodgkin-Katz e a equação de condutância da corda. Dado um aumento ou diminuição da permeabilidade do K+, Na+ e Cl-, prever como o potencial da membrana mudaria. (Explain how the resting membrane potential is generated and calculate membrane potential by using either a) the Goldman-Hodgkin-Katz equation or b) the chord conductance equation. Given an increase or decrease in the permeability of K, Na, or Cl, predict how the membrane potential would change).

33)  Descrever como a energia gerada a partir da hidrólise ATP é utilizado para o transporte de íons, como Na+, K+, Ca+2, H+ e contra seu gradiente eletroquímico (por exemplo, através da bomba Na +/K+, bomba de Ca+2 do sistema retículo sarcoplasmático e bomba de H+ gástrica). (Describe how energy from ATP hydrolysis is used to transport ions such as Na+, K+, Ca2+, and H+ against their electrochemical differences (e.g., via the Na+ pump, sarcoplasmic reticulum Ca2+ pump, and gastric H+ pump)).

34)  Explicar como os gradientes de energia do eletroquímico do Na+ e K+ através da membrana pode ser usada para impulsionar contra um gradiente de concentração de outros solutos (por exemplo, co-transporte Na+/glicose ou troca Na+/Ca+2 por contra-transporte). Aplique este princípio a predizer possíveis terapias para a diarréia secretória. (Explain how energy from the Na+ and K+ electrochemical gradients across the plasma membrane can be used to drive the net uphill (against a gradient) movement of other solutes (e.g., Na+/glucose co-transport; Na+/Ca2+ exchange or counter-transport). Apply this principle to predict possible therapies for secretory diarrhea).

35)  Diferenciar entre as propriedades de condução eletrotônica, potencial de ação propagado e condução saltatória. Identificar as regiões de um neurônio onde cada tipo de atividade elétrica pode ser encontrado. (Differentiate between the properties of electrotonic conduction, conduction of an action potential, and saltatory conduction. Identify regions of a neuron where each type of electrical activity may be found).

36)  Entender como a atividade dos canais voltagem-dependentes de Na+, K+, Ca+2 geram o potencial ação e os papéis desses canais em cada uma das fase (despolarização, overshoot, repolarização e hiperpolarização). (Understand how the activity of voltage-gated Na+, K+, and Ca2+ channels generates an action potential and the roles of those channels in each phase (depolarization, overshoot, repolarization, hyperpolarization) of the action potential).

37)  Descrever a função de mielina, e, porquê ela aumenta a constante de espaço. (Describe the function of myelin, and why it increases the length constant).

38)  Discutir somação temporal e espacial, e como o corpo neuronal age como um integrador. (Discuss temporal and spatial summation, and how a neuron's cell body acts as an integrator).

39)  Responder à pergunta: Porque os pequenos interneurônios são não-mielinizados? (Answer the question: Why are small interneurons unmyelinated?

40)  Discutir as implicações clínicas das doenças desmielinizantes, no que diz respeito à transmissão nervos. (Discuss the clinical implications of demyelinating diseases, in regards to nerve transmission).

41)  Diferenciar os mecanismos pelos quais um potencial ação é propagado ao longo de axônios mielinizados  e não mielinizados. Prever as consequências sobre a propagação de um potencial de ação nas fases precoce e tardia de doenças desmielinizantes como por exemplo a esclerose múltipla. (Contrast the mechanisms by which an action potential is propagated along both nonmyelinated and myelinated axons. Predict the consequence on action potential propagation in the early and late stages of demyelinating diseases, such as multiple sclerosis).

42)  Descrever o local onde são gerados os potencias receptores, excitatórios pós-sinápticos, inibitórios pós-sináptica e potenciais de placa terminal.. (Describe where generator, excitatory and inhibitory post-synaptic, and end-plate potentials occur).

Nível 3

43)  Contraste da célula-a-célula propagação de despolarização em uma sinapse química que, com um desfasamento junção baseada na velocidade e fidelidade (taxa de sucesso). Na sinapse química, contrariamente aos termos somação temporal e espacial somatório. (Contrast the cell-to-cell spread of depolarization at a chemical synapse with that at a gap junction based on speed and fidelity (success rate). At the chemical synapse, contrast the terms temporal summation and spatial summation).

44)  Compreender o princípio do clampeamento de voltagem e de como ele é usado para identificar a seletividade iônicas dos canais. (Understand the principle of the voltage clamp and how it is used to identify the ionic selectivity of channels).

45)  Diferenciar a atividade dos canais íon-seletivo por ligantes extracelulares, ligantes intracelulares, alongamento e voltagem. (Contrast the gating of ion-selective channels by extracellular ligands, intracellular ligands, stretch, and voltage. In electrophysiology, the term gating refers to the opening (activation) or closing (by deactivation or inactivation) of ion channels).

46)  Conhecer as propriedades dos canais de Na+, K+, Ca+2 voltagem-dependente e compreender que a voltagem interfere na sua atividade, na ativação, na desativação e na inativação. (Know the properties of voltage-gated Na+, K+, and Ca2+ channels, and understand that voltage influences their gating, activation, and inactivation).

47)  Descrever o funcionamento de um clampeador de voltagem. (Describe the operation of a voltage clamp).

48)  Descrever a voltagem-dependência e tempo-dependência dos fenômenos de propagação (por exemplo, a ativação e desativação dos canais Na+ e ativação e desativação dos canais de K+). (Describe the voltage- and time-dependence of the gating phenomena (e.g., activation and inactivation of Na+ channels, and activation of K+ channels)).

49)  Descrever as ações farmacológicas dos anestésicos locais, da tetrodotoxina (TTX) e do tetra-etil amônio (TEA). (Describe the pharmacological actions of local anesthetics, as well as tetrodotoxin and tetra-ethyl ammonium).

50)  Descrever as  correntes eletrotônicas que fluem perto de uma região excitada de um neurônio, e como estas correntes depolarizam a membrana adjacente em repouso até atingir o potencial limiar. (Describe the electrotonic currents that flow near an excited region of a neuron, and how these currents depolarize neighboring resting membrane to threshold).

51)  Descrever os determinantes da constante de espaço de um axônio, e por que ela é maior em axônios não-mielinizados apresentam condução velocidades mais rápidas do que pequenos axônios. (Describe the determinants of the length constant of an axon, and why larger unmyelinated axons exhibit faster conduction velocities than smaller axons).

52)  Discutir o espaçamento dos nós de Ranvier em relação ao fator de segurança do neurônio. (Discuss the spacing of the nodes of Ranvier in regards to a neuron's safety factor).

53)  Descrever as bases iônicas dos potenciais de membrana gerador, excitatórios e inibitórios pós-sináptica, dos potenciais de placa terminal, incluindo sua duração, em comparação com os potenciais ação neural. (Describe the ionic basis for these potentials, as well as their duration, in comparison to that of neural action potentials).

54)  Discutir as diferenças nas propriedades da membrana no soma e dendritos de um neurônio, em comparação com o segmento inicial do axônio e do resto do axônio. (Discuss the differences in the membrane properties in the soma and dendrites of a neuron, in comparison with the initial segment (axon hillock) and axon).

55)  Distinguir os efeitos da hipercalemia, hipercalcemia, hipóxia e sobre o potencial de repouso da membrana e sobre o potencial ação propagado. (Distinguish the effects of hyperkalemia, hypercalcemia, and hypoxia on the resting membrane and action potential).

 

Junção neuromuscular esquelética

Terminação nervosa, membrana pré-sináptica, membrana pós-sináptica, síntese e hidrólise da ACh, difusão na fenda sináptica, exocitose, receptor colinérgico nicotínico.

Nível 1

56)  Desenhar a estrutura da junção neuromuscular. (Draw the structure of the neuromuscular junction, e.g., presynaptic nerve terminal and membrane, synaptic vesicles, synaptic cleft, sub- and postsynaptic membrane).

57)  Definir as características de um neurotransmissor. (Define the characteristics of a neurotransmitter).

58)  Listar a sequência de etapas envolvidas na transmissão neuromuscular esquelética e localizar cada passo em um diagrama. (List in sequence the steps involved in neuromuscular transmission in skeletal muscle and point out the location of each step on a diagram of the neuromuscular junction).

59)  Descrever a neurotransmissão química, listando na sequência temporal dos eventos, iniciando com a chegada de uma onda de despolarização na membrana pré-sináptica e terminando com o potencial de ação na membrana pós-sináptica. (Describe chemical neurotransmission, listing in correct temporal sequence events beginning with the arrival of a wave of depolarization at the pre-synaptic membrane and ending with a graded potential generated at the post-synaptic membrane).

60)  Distinguir potencial placa motora X potencial de ação do músculo esquelético. (Distinguish between an endplate potential and an action potential in skeletal muscle).

Nível 2

61)  Listar os possíveis locais de bloqueio da transmissão neuromuscular esquelética e fornecer um exemplo de um agente que pode causar bloquei em cada um destes locais. (List the possible sites for blocking neuromuscular transmission in skeletal muscle and provide an example of an agent that could cause blockage at each site).

 

Contração e relaxamento do músculo esquelético

Sarcômero, sistema actina, miosina, ATP, pontes transveras, contração isométrica, contração isotônica, relaxamento.

Nível 1

62)  Descrever a inervação, vascularização e forma do músculo bíceps braquial, e diferenciar origem de inserção do tendão muscular.

63)  Desenhar e descrever a estrutura das fibras musculares, definindo os termos sarcômero, sarcolema, retículo sarcoplasmático, túbulos transversais e os dois  estágios extremos de superposição das miofibrilas. (Describe the structure of muscle fibers by defining the terms myofibril, sarcomere, sarcolemma, transverse tubules and sarcoplasmic reticulum).

64)  Discutir a base microscópica da aparência de faixas isotrópicas e anisotrópicas nas fibras musculares esqueléticas. Fazer um diagrama da estrutura dos miofilamentos grossos e finos e rotular as proteínas constituintes. Descrever a estrutura fina do sarcômero, definindo os termos de banda A, I-banda, H-zone, M-line, Z-line. (Discuss the basis for the banded microscopic appearance of muscle fibers. Diagram the structure of the thick and thin myofilaments and label the constituent proteins. Describe the fine structure of the sarcomere by defining the terms A-band, I-band, H-zone, M-line, Z-line).

65)  Desenhar uma molécula miosina e nomear as subunidades (cadeias pesadas, cadeias leves) e descrever a função de cada subunidade. (Draw a myosin molecule and label the subunits (heavy chains, light chains) and describe the function of the subunits).

66)  Listar as etapas no acoplamento excitação-contração no músculo esquelético e descrever os papéis do sarcolema, túbulos transverso, retículo sarcoplasmático, filamentos finos e dos íons cálcio. (List the steps in excitation-contraction coupling in skeletal muscle, and describe the roles of the sarcolemma, transverse tubules, sarcoplasmic reticulum, thin filaments, and calcium ions).

67)  Descreva a acumulação de Ca+2 sarcoplasmático e no retículo endoplasmático, catalizada pela bomba de Ca+2 ATPase. (Describe Ca2+ accumulation in the sarcoplasmic and endoplasmic reticulum, mediated byCa2+ ATPase).

68)  Diagramar os passos químicos e mecânicos de passos do ciclo de formação das pontes cruzadas e explicar como este ciclo causa encurtamento do músculo. (Diagram the chemical and mechanical steps in the cross-bridge cycle, and explain how the cross-bridge cycle results in shortening of the muscle).

69)  Discutir acoplamento excitação-contração desde o início do potencial de ação na placa motora, a propagação ao longo do sarcolema e túbulos transversal, a liberação de Ca+2 do retículo sarcoplasmático. (Discuss excitation-contraction coupling from the initiation of the action potential at the endplate, to propagation over the sarcolemma and transverse tubules, to release of Ca++ from the sarcoplasmic reticulum).

70)  Descrever a estrutura dos filamentos finos (actina) e grossos (miosina), observando a orientação das pontes cruzadas em relação aos finos filamentos. (Describe the structure of the thin (actin) and thick (myosin) filaments, noting the orientation of the cross bridges in relation to the thin filaments).

71)  Descrever a função do ATP no processo de contração e relaxamento do músculo esquelético. (Describe the roles of ATP in skeletal muscle contraction and relaxation).

72)  Discutir a estrutura das proteínas reguladoras troponina e tropomiosina, observando as alterações sua conformacional resultantes de aumentos nos níveis intracelulares de Ca+2. (Discuss the structure of the regulatory proteins troponin and tropomyosin, noting their conformational changes resulting from increases in intracellular Ca++ levels).

73)  Descrever o relacionamento entre a forma do segmento espesso da miosina e a relação comprimento:força. (Describe the relationship of the myosin-thick filament bare zone to the shape of the active length:force relationship).

74)  Distinguir entre uma contração isométrica e isotônica. (Distinguish between an isometric and isotonic contraction).

Nível 2

75)  Descrever as bases fisiológicas do rigor mortis. (Describe the physiological basis of rigor mortis).

76)  Definir fadiga muscular. Listar alguns fatores intracelulares que podem causar fadiga. (Define muscular fatigue. List some intracellular factors that can cause fatigue).

77)  Discutir as consequências funcionais do arranjo de miofibrilas no músculo esquelético em série e em paralelo. (Discuss the functional consequences of the parallel and series arrangement of myofibrils in a skeletal muscle).

78)  Descrever o ciclo mecânico e bioquímico das pontes trasversas. (Describe the crossbridge cycle in mechanical as well as biochemical terms).

79)  Descrever o papel da creatina fosfato no tamponamento dos níveis intracitoplasmáticos de ATP. (Describe the role of creatine phosphate in buffering ATP levels).

80)  Descrever as diferenças entre as contrações isométrica e isotônica. (Describe the differences between isometric and isotonic contractions).

81)  Explique a relação de pré, pós e carga total, no decurso de uma hora contração isotônica. (Explain the relationship of preload, afterload and total load in the time course of an isotonic contraction).

82)  Distinguir entre um abalo e um tétano no músculo esquelético e explicar porque é que um abalo é menor em amplitude do que um tétano. (Distinguish between a twitch and a tetanus in skeletal muscle and explain why a twitch is smaller in amplitude than a tetanus).

83)  Desenhar um diagrama de força x comprimento muscular e rotular as 3 linhas que representam  as forças passiva (repouso), ativa e total. Descrever a origem molecular destas 3 forças. (Draw the length versus force diagram for muscle and label the three lines that represent passive (resting), active, and total force. Describe the molecular origin of these forces).

84)  Explicar como a mobilização de Ca+2 desencadeia contrações em músculos estriados, cardíaco e lisos. Explicar o modelo de contração muscular de filamento deslizante e diferenciar as bases celulares e moleculares da contração no músculo estriado e liso. (Explain how the mobilization of calcium initiates contractions in smooth, striated, and cardiac muscle. Explain the sliding filament model of muscle contraction and contrast the cellular and molecular basis of muscle contraction in smooth and striated muscle).

Nível 3

85)  Descrever o papel das pontes tranversas de miosina agindo em paralelo para determinar a força de contração ativa e a taxa de reciclagem destas pontes como determinante da velocidade de encurtamento muscular e da taxa utilização de ATP durante a contração. (Describe the role of the myosin crossbridges acting in parallel to determine active force and the rate of crossbridge recycling to determine muscle speed of shortening and rate of ATP utilization during contraction).

86)  Listar as fontes de energia de contração muscular e classificar estas fontes em relação à sua rapidez e capacidade de fornecer ATP para contração. (List the energy sources of muscle contraction and rank the sources with respect to their relative speed and capacity to supply ATP for contraction).

87)  Descrever os diferentes tipos de músculo esquelético (por exemplo, a contração rápida x lenta), suas diferentes funções e seu metabolismo (ou seja, via glicolítica versus via oxidativa). (Describe the different types of skeletal muscle (e.g., fast versus slow), their different function, and their metabolism (i.e., glycolytic versus oxidative)).

88)        Construir uma tabela de estrutural, enzimáticas e funcionais de tiopos de fibras musculares esqueléticas de vias oxidativas rápida e lentas. (Construct a table of structural, enzymatic, and functional features of fast-glycolytic and slow-oxidative fiber types from skeletal muscle).

89)        Explicar a interação das relações comprimento:força e força:velocidade de encurtamento. (Explain the interaction of the length:force and the force:velocity relationships).

90)        Representar graficamente a relação força:velocidade de dois músculos esqueléticos de igual de capacidade de gerar força máxima mas de diferentes velocidades máximas de encurtamento. (Draw force versus velocity relationships for two skeletal muscles of equal maximum force generating capacity but of different maximum velocities of shortening).

91)        Usar um diagrama, relacionar a potência do músculo esquelético com a força:velocidade de encurtamento. (Using a diagram, relate the power output of skeletal muscle to its force versus velocity relationship).

92)        Descrever a importância dos tendões do músculo esquelético na função contrátil. (Describe the influence of skeletal muscle tendons on contractile function).

93)        Descrever como a relação do músculo esquelético com o esqueleto pode influenciar o desempenho mecânico do músculo. (Describe how the arrangement of a skeletal muscle to the skeleton can influence mechanical performance of the muscle).

94)        Discutir as bases fisiológicas da clínica de miotonia congênita. (Discuss the physiological basis for the clinical disorder myotonia congenital).

95)        Discutir o papel dos receptores dihidropiridina e de rianodina no acoplamento excitação-contração, bem como a função das bombas de Ca+2 e da calsequestrina no término da contração. (Discuss the roles of dihydropyridine and ryanodine receptors in excitation-contraction coupling, as well as the function of the Ca++ pumps and calsequestrin in terminating contraction).

96)        Calcular as forças exercidas por um músculo em estado de suspensão carga externa (por exemplo, barra de pesos). (Calculate the forces a muscle exerts in suspending an external load (e.g., barbell)).

97)        Discutir os registros de contrações isométricas e isotônicas observando a duração do tempo de latência, de contração, de relaxamento e do níveis intracelulares de Ca+2. (Discuss isometric and isotonic twitch recordings, noting latency, contraction and relaxation times, duration, and intracellular Ca+2 levels).

98)        Analisar quantitativamente (por exemplo, prever o período de latência em uma contração isotônica dado uma resposta isométrica, calcular a velocidade de encurtamento, etc). (Analyze twitch recordings quantitatively (e.g., predict isotonic latency given an isometric response, compute shortening velocity, etc.)).

99)        Descrever as bases do relacionamento entre velocidade de encurtamento X carga em um músculo. (Describe the basis for the shortening velocity versus load relationship in a muscle).

100)    Descrever as base de uma contração sustentada (tetânica), no que diz respeito ao somatório de abalos msuculares e frequência de fusão. (Describe the basis for a sustained (tetanic) contraction, in regards to twitch summation and fusion frequency).

101)    Discutir porquê contrações tetânicas produzem contração maior força do que abalos msuculares. (Discuss why tetanic contractions produce higher contraction force than twitches).

102)    Discutir a eficiência termodinâmica de músculos, de produção de calor e tremores. (Discuss thermodynamic efficiency of muscles, heat production and shivering).

103)    Discutir a relação do comprimento X tensão muscular ativa, a disposição dos filamentos grossos e finos em cada ponto da curva e como isso levou à teoria do filamento deslizante. (Discuss the active length-tension relationship in muscle, the arrangement of thick and thin filaments at each point of the curve, and how this led to the sliding-filament theory).

104)    Discutir a necessidade do arranjo anatômico em dobradiça. (Discuss the need for the anatomical hinge arrangement of muscles and joints due).

105)    Descrever a oxidação dos ácidos graxos, gorduras e como podem ser utilizados como fontes de energia. (Describe the oxidation of fatty acids, and how fats can be used as energy sources).

106)    Delinear como carboidratos são metabolizados em condições aeróbias (ciclo Krebs e fosforilação oxidativa) e como ATP é sintetizado. (Outline how carbohydrates are metabolized under aerobic conditions (Krebs cycle and oxidative phosphorylation) and how ATP is synthesized).

107)    Descrever como proteínas podem ser usadas como fontes de energia, e como nitrogênio é excretado. (Describe how proteins can be used as energy sources, and how nitrogen is excreted).

108)    Calcular o rendimento líquido de ATP obtidas a partir de diferentes fontes de energia. (Calculate the net yields of ATP obtained from different energy sources).

 

Integração

1) O músculo quadríceps femoral (vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femoral) é inervado pelos motoneurônios alfa dos metâmeros medulares L1, L2 e L3 através do nervo femoral, este músculo é muito importante para a extensão da perna.

2) O diagragma é inervado pelo nervo frênico, portanto, uma Lesão do nervo frênico ou uma lesão acima do metâmero medular C4 (corresponde à 3ª vértebra cervical) causa uma paralisia do Diafragma e, consequentemente uma Insuficiência respiratória.

3) O Nervo oculomotor (III PC, motor ocular comum) é exclucivamente motor. Se origina no mesencéfalo e inerva o levantador da pálpebra, reto superior, inferior e medial e o oblíquo inferior do olho, além do circular da íris e do circular do músculo ciliar.

4) O Nervo facial (VII PC) inerva a musculatura mímica da face, do platisma e do estapédio, mas não a musculatura da mastigação (nervo intermediário ramo do V PC). A paralisia deste nervo é conhecida por Paralisia facial (Paralisia de Bell).

5) Os corpos celulares dos motoneurônios alfa estão em maior número na coluna anterior da medula cervical e lombar. Os Pares Cranianos que possuem função motora esqueléticas são o (III PC), (IV PC), (V PC), (VI PC), (VII PC), (IX PC), (XI PC) e o (XII PC).

6) A bainha lipídica de mielina, formada pelas células gliais (central) e células de Schwann (periférico), impede a difusão iônica, fazendo com que o potencial de ação se propague de nó de Ranvier em nó de Ranvier, chamada condução saltatória.

7) Uma diminuição da permeabilidade ao K+ também pode ser entendido como um aumento relativo na permeabilidade dos demais íons, como por exemplo o Na+, com consequente possibilidade de aumento do potencial excitatório da placa motora da membrana.

8) Com um potencial em -80 mV, um ânion (-1) permeável será expulso da célula até que seu gradiente químico fosse aproximadamente 1/20 (-80*(-1) = 62*log(Xe/Xi) => Xe/Xi = 1/20), portanto, em equilíbrio, haverá 20 ânios fora para cada ânio dentro da célula.

9) Em algumas células epiteliais assimétricas, a face baso-lateral bombeia Cl- para dentro da célula e a face luminal contém um canal de ânions, que, ao contrário da maioria absoluta, é caregado positivamente de modo há manter um efluxo de Cl- para a luz.

10) Exceto nas células assimétricas, se implantarmos uma proteína em um local da membrana ela poderá se deslocar para qualquer outro local da membrana. Este é o pricipal argumento do modelo do mosaico fluido das membranas citoplasmáticas.

11) A Lei do Tudo ou Nada estabeleçe que: Uma vez desencadeado o potencial de ação, este se propagará por toda a membrana funcionante, isto porque, o Na+ que entra para o intracelular se desloca sempre para a zona eletronegativa (ainda em repouso) à frente.

12) Em equilíbrio eletro-químico para o íon de cloreto (Cl-), o aumento no número de canais de cloreto abertos causará um aumento no efluxo unidirecional que será compensado exatamente por um aumento no influxo ou seja, o fluxo bidirecional continuará zero.

13) Em determinadas células permeáveis ao cloreto, o bloqueio do canal de Cl- causa um pequeno aumento no potencial de repouso membrana porque o influxo difusional diminui (normalmente o gradiente químico é maior que o gradiente elétrico contrário).

14) Se as concentrações transmembrana são iguais para um determinado cátion, então, em equilíbrio, a dV é zero dV = 62*log(Xe/Xi), nestas condições, se meio intracelular se tornar positivo o cátion sai e quando negativo o cátion entra na célula por difusão.

15) Segundo a equação de Nernst, se uma membrana é permeável apenas ao K+ (dV = -90mV), Cl- ou ao HCO3-, o potencial elétrico é negativo. Se fosse permeável apenas ao Na+ (dV = +62mV), se ao Ca+2 concentração extra/intra = 15/0,15 (dV = +104 mV).

16) Teoricamente, a remoção (bloqueio ou inativação) dos canais de inativação h de Na+ impediria a completa repolarização da membrana por causa da manutenção dos canais de ativação m3 de Na+ voltagem-dependente em estado aberto (ativado).

17) No final da despolarização a velocidade de influxo de Na+ diminui e o efluxo de K aumenta progressivamente (por causa da eletropositividade intracelular), quando o pico do potencial de ação é atingido o fluxo dos dois íons é igual e contrário.

18) De acordo com a equação de Hodging-Katz-Goldman, quando a permeabilidade da membrana ao Na+ é muito maior que a do K+ o PRM é próximo ao PE do Na+ = 62 x Log((10.000.000.000x140+1x5)/(10.000.000.000x10+1x150)) = 62 x Log(7900)= +71mV.

19) A condutância elétrica dependende do potencial elétrico, da temperatura e da valência do íon, de R (constante dos gases) e de F (número de Faraday). Estes últimos quatro fatores determinam a constante 62 da equação de Nernst: mV = 62*Log(Xe/Xi).

20) Se o gradiente químico do K+ é de 2/30 (hiperpotassemia), então, segundo a Equação de Nernst (mV = 62*Log(2/30)) o equilíbrio eletro-químico se dará em -70 mV, e, portanto, acima deste valor haverá efluxo e abaixo haverá influxo difusional deste íon.

21) Em condições homeostáticas, as concentrações químicas de sódio e potássio através da membrana celular em mEq/L, são de 142/5 e 10/150 respectivamente, isto significa que para cada 1 Na+ que quer entrar tem 2 K+ que quer sair da célula.

22) Ao contrário do relativamente lenta fase de repolarização, a fase de despolarização é muito mais rápida e se atribui a esta rapidez à existência de canais de Na+ voltagem sensíveis que se abrem rapidamente assim que a célula atinge o limiar.

23) Por definição, em equilíbrio eletro-químico o gradiente elétrico e igual e contrário ao gradiente químico. O efluxo de um determinado íon poderá ser maior que zero caso haja um influxo exatamente igual (ou vice-versa). dE = 62*log(5/150) = -91,5 mV.

24) (Na+)e = 140. (K+)e = 5. (Na+)i = 10. (K+)i = 150. (em mM, e supondo que os demais íons sejam impermeáveis). PK+ = 50xPNa+. Equação de Hodging-Katz-Goldman (dV em mV). dV = 62 x log (1x140 + 50x5)/(1x10 + 50x150) = 62 x log (390/7510) = -80mV

25) De acordo com a equação de Hodging-Katz-Goldman, quando a permeabilidade da membrana ao K+ é muito maior que a do Na+ o PRM é próximo ao PE do K+ = -62 x Log ((1x140 + 10.000.000.000x5) / (1x10 + 10.000.000.000x150)) = -62 x Log(7900)=~ -90 mV.

26) Todo canal voltagem dependente sofrer alterações de acordo com a voltagem da membrana, portanto ele deverá estar ativado ou desativado sempre que a voltagem tiver um determinado valor, tanto na despolarização quanto na repolarização.

27) Walther H. Nernst (1864-1941) foi quem formulou a famosa Equação de Nernst, dV = 61,5 Log(Xe/Xi), sendo a permeabilidade diferente de zero, Xe é a concentração de um cátion monovalente positivo no meio extracelular, e i, é intracelular e em equilíbrio.

28) A organização das camadas de água ao redor de um íon é diretamente proporcional à valência e inversamente proporcional ao diâmetro (diretamente proporcional à densidade eletrônica do íon). Anídrico: Na+: 98 pm. Ca+:106 pm. K+:133 pm (100 pm = 1 Angstron).

29) Canal de Na+ voltagem-dependente é sinônimo de condutância elétrica (permeabilidade). A permeabilidade geral da membrana é dependente da concentração de Ca+2 extracelular, exceto em determinados locais onde a permeabilidade é controlada por receptores.

30) A equação de Nernst estabeleçe que dV= 62/z*Log (X)e/(X)i, para Px > 0, em mV. Em equilíbrio eletro-químico, o gradiente químico (X)e/(X)i para um cátion divalente (z = +2), é de -62 = (62/(+2))*Log((X)e/(X)i). -2 = Log((X)e/(X)i) => (X)e/(X)i = 1/100.

31) Os gradientes químicos de de sódio e potássio são gerados e mantidos pela Bomba de Na+/K+ ATP dependente através da membrana celular lipídica. Em consições normais, estes gradientes são de 15/1 e 1/30 (extra/intracelular), respectivamente.

32) Por definição, se o potencial de membrana for igual ao potencial de equilíbrio eletro-químico de um determinado íon, então o fluxo resultante do íon pela membrana será zero, e este potencial pode ser calculado usando a famosa Equação de Nernst.

33) Segundo a equação de Hodging-Katz-Goldman, se a permeabilidade de uma membrana a um determinado íon é muito maior que os demais, então o PM é próximo do PE deste íon = 62 x log((1.000.000.000.000x140+1x5)/(1.000.000.000.000x10+1x150)) =~ +70mV.

34) A ativação de canais iônicos voltagem-dependente resultará no efluxo de íons positivamente carregados como o K+ (assim como qualquer outro cátion permeável e cujo potencial eletro-químico seja menor que o potencial elétrico da membrana).

35) O aumento da diferença do potencial transmembrana (diminuição do potencial de membrana) leva a membrana para um potencial ainda mais distante do limiar (hiperpolarização), isto ocorre normamalmente durante o período refratário relativo.

36) A hipocalemia sem diminuição na concentração intracelular de K+, aumenta o gradiente de concentração químico e isto diminui o potencial elétrico, afastando a membrana para valores ainda mais distantes do limiar de excitação (hiperpolarização).

37) O aumento da permeabilidade dos canais de Na+ causa o influxo de sódio (aumentando as cargas positivas intracelulares) chamada despolarização, na repolarização, por causa do aumento da permeabilidade dos canais de K+ há um efluxo de potássio.

38) Durante a despolarização, há um influxo de íons sódio, portanto os canais de sódio têm que estar abertos. Um dos modelos matemáticos para os potenciais de ação (Hoding-Katz-Goodman) prevê a existência de um coeficiente m elevado ao cubo. TETRODOTOXINA.

39) Segundo a Equação de Nernst, se um íon está em estado de equilíbrio eletro-químico então a membrana é permeável a este íon e, se houver transporte ativo em uma direção então deverá haver um transporte igual e contrário por difusão.

40) Os canais de sódio (comportas m3) abrem-se rapidamente durante a despolarização da membrana. O rápido influxo de íons Na+ resulta em mais despolarização da membrana, o que, por sua vez, pode, se atingir o limiar de excitação, gerar um potencial de ação.

41) As propriedades gerais da membranas eletricamente excitáveis são: automatismo, excitabilidade (somação espacial, somação temporal, período refratário efetivo e período refratário relativo) e condutibilidade (propagação do potencial de ação).

42) No equilíbrio eletroneutro de Gibbs-Donnan - (Na+)e x (Cl-)e = (Na+)i x (Cl-)i - um influxo difusional de Cl- numa célula impermeável à proteínas gerará um gradiente elétrico que será dissipado por um influxo de Na+ (supondo canais iônicos não seletivos).

43) A bomba de Na+/K+ ATP dependente tem como função manter as concentrações extra/intra celulares de Na+ em 142/10 e de K+ em 5/150 mEq/L, ou seja, manter um gradiente de 14/1 e 1/30, respectivamente (1 Na+ querendo entrar par 2 K+ querendo sair).

44) A bomba de Na+/K+ ATP dependente (um exemplo de mecanismo de troca por transporte ativo primário) transporta Na+ e K+ contra um gradiente de concentração químico transmembrana extra/intra (15/1 e 1/30, respectivamente) e, para isto, há gasto de ATP.

45) O processo de difusão tende a dissipar as diferenças de energia entre os compartimentos. Para mantê-los, é necessário transferência (gasto) de energia, em geral do ATP, direta (transporte ativo primário) ou indiretamente (transporte ativo secundário).

46) Se em repouso, as concentração extra/intracelulares não variam e, havendo um pequena difusão iônica através da membrana, tem que haver um mecanismo de transporte ativo para compensar esta contínua variação de concentração química.

47) Os canais da membrana são seletivos e permitem a passagem apenas de cátions, se existisse a passagem também de ânions, não existiria diferença de potencial elétrico transmembrana, isto não quer dizer que não haja canais específicos de ânions.

48) O bloqueio da bomba de Na+/K+ ATP dependente diminui os gradientes químicos e aumenta o potencial elétrico da membrana para mais próximo do limiar de exitação (mecanismo de ação da ouabaína), que, além de ser um vagotônico é um inibidor da Bomba.

49) O bloqueio da bomba de Na/K ATP-dependente diminui os gradiente químicos de Na+ e K+, diminui o influxo de Na+ e da amplitude dos potenciais de ação, além de diminuir o efluxo de K+ que aumenta progressivamente o potencial de repouso da membrana.

50) Calculando o potencial de equlíbrio do Cl- = 62*(-1)*log(100/11) = -62 mV, deduzimos que se o potencial da membrana for menor que -62 mV, o Cloro tende a sai (despolarização), se for maior o Cloro tende a entrar (hiperpolarização).

51) Se houver permeabilidade e não houver deslocamento resultante, então o íon está em estado de equilíbrio (dinâmico) eletro-químico, ou seja, o efluxo (saída) é exatamente igual ao influxo (entrada) e, portanto, não há fluxo resultante (igual a zero).

52) A constante de espaço (grande nas fibras mielinizadas saltatórias) mede a distância máxima que um potencial de ação pode regenerar no próximo nó de Ranvier e é igual ao (diâmetro do axônio x resistência da membrana)/resistência elétrica interna do axônio.

53) Em neurônios muito mielinizados (condução saltatória) a constante espacial de decaimento é a medida da distância máxima que o potencial de ação pode percorrer antes de atingir um novo nódulo de Ranvier (a célula de Schwann não pode ser muito comprida).

54) A bainha de mielina é um envoltório lipídico formado pelas células gliais (SNCentral) e células de Schwann (SNPeriférico) e funciona como um isolante extracelular, aumentando a resistência elétrica extracelular da membrana e impedindo a difusão iônica.

55) A constante de espaço (distância máxima que um potencial de ação pode regenerar no próximo nó de Ranvier) e é igual ao (diâmetro do axônio x resistência da membrana) / resistência elétrica interna do axônio, desde que o gradiente do sódio seja constante.

56) A velocidade de condução do potencial de ação (propagado) é inversamente proporcional à constante de tempo (tempo de duração do pulso em um circuito RC) de ativação dos canais iônicos. Em neurônios, 2,4 ms é um valor típico para essa constante de tempo.

57) Mantendo o gradiente eletro-químico de Na+ constante, a velocidade da propagação do potencial de ação é inversamente proporcional à capacitância (ou permeabilidade) elétrica da membrana. O aumento do gradiente do Na+, aumenta a velocidade de condução.

58) Em relação aos tipos de neurônio motor somático (motoneurônio alfa e gama), as Unidades Motoras Esqueléticas são classificadas em em dois tipos: 1) as extrafusais, inervadas pelo motoneurônio alfa e 2) as intrafusais, inervadas pelo motoneurônio gama.

59) Uma unidade motora esquelética é constituída por um neurônio motor e todas as fibras musculares esqueléticas inervadas por este neurônio. São classificadas em extrafusais (inervada pelo motoneurônio alta) e intrafusais (inervada pelo motoneurônio gama).

60) A camada bilipídica (constituída pricipalmente de fosfolipídios) é impermeável a íons, isto porque, na água, os íons ficam hidratados, com camadas de água de solvatação ao seu redor e os lipídios são hidrofóbicos.

61) Se, em um determinado neurônio, uma sinápse causa excitação (EPSPs) e uma outra causa inibição (IPSPs) os seus efeitos na frequência do potencial de ação gerado no neurônio pós-sináptico serão opostos, considerando que estejam espacialmente próximos.

62) O motoneurônio alfa é inervado por pelo menos 4 tipos diferentes de neurônio: o Neurônio motor superior (ou piramidal), via aferente gama, vias da sensibilidade dolorosa e célula de Renshaw, que, via neurotransmissor glicina, inibe o motoneurônio alfa.

63) Um aumento de permeabilidade ao K+ tende a levar o potencial da membrana para próximo do potencial de equilíbrio deste íon (Equação de Nernst), portanto, para estados hiperpolarizados. Nos motoneurônios gama, a glicina aumenta esta permeabilidade ao K+.

64) O gás Sarin (usado no atentado terrorista em Tóquio, 1995) e a Neostigmina (usada na Miastenia gravis) são Bloqueadores da enzima acetilcolinestere (localizada no sulco das membranas pós-sinápticas da junção neuro-muscular cuja função é hidrolizar a ACh).

65) A resposta celular ao neurotransmissor dopamina (precursor da noradrenalina e da adrenalina) depende de um receptor de natureza protéica na superfície do neurônio pós-sináptico e pode ser liberado por drogas como a cocaína, álcool, opiáceos, anfetaminas.

66) A via de transmissão entre o neurônio motor alfa e a fibra muscular é a Acetilcolina, que é liberada em unidades de vesículas sinápticas chamadas quantum. No Botulismo há diminuição da liberação destas vesículas com consequente fraqueza muscular.

67) O efeito de um neurotransmissor depende da célula receptora, a Acetilcolina no músculo esquelético causa contração, já no coração, ela diminui a freqência cardíaca, a velocidade de transmissão no nodo A-V e a força de contração dos átrios.

68) A liberação tônica de vesículas sinápticas responsáveis pelos potenciais de placa em miniatura não dependem do influxo de Ca+2 no botão sináptico, mas estaria relacionado à duração e amplitude dos potenciais e a exocitose das vesículas sinápticas.

69) Nas junções neuro-musculares esqueléticas, os potenciais em miniatura (pequenos potenciais pós-sináptico excitatório) são causados pela seceção basal de pequenos quantum (vesículas sinápticas) de acetilcolina na fenda sináptica.

70) Nas sinápses químicas o neurotransmissor mais comum é a Acetilcolina (nas sinápses elétricas não existe neurotransmissor). A exocitose das vesículas é induzida pelos íons Ca+2, cujo influxo é aumentado quando o teminal sináptico é despolarizado.

71) Na placa motora, as vesículas sinápticas se fundem com a membrana pré-sináptica e secretam (por exocitose) o seu conteúdo (quantum) de ACh na fenda, e, após ativarem o receptor colinérgico, há um aumento gradativo da permeabilidade da membrana ao Na+.

72) O glutamato (por desaminação da glutamina) é o mais comum neurotransmissor excitatório do SNC, age como agonista do receptor NMDA (N-methyl d-aspartate) um receptor ionotrópico não seletivo de cátions, causando influxo de Na+ e Ca+2 e efluxo de K+.

73) As técnicas de fluorescência com formalina (formol + água) são usadas para demonstrar catecolaminas, tais como os neurotransmissores dopamina, noradrenalina (NE) ou o hormônio adrenalina (E), não o neurotransmissor Acetilcolina (ACh).

74) Ao contrário do restante da membrana cuja permeabilidade é controlada pelo Ca+2, nas placas terminais (junção neuro-muscular esquelética) o receptor colinérgico nicotínico muscular esquelético (receptor protéico) é quem controla a permeabilidade ao Na+.

75) Os dois principais neurotransmissores no SNC são o glutamato (por desaminação da glutamina) excitatório e o GABA (por descarboxilação do glutamato excitatório) que via 3 receptores A, B, C que operam canais (íon cloreto) inibindo a célula.

76) A Miastenia gravis sistêmica é uma neuromiopatia sináptica colinérgica nicotínica muscular congênita, autoimune, com auto-anticorpos anti-receptores colinérgicos. A neostigmina é um bloqueador da acetilcolinesterase aumentando a ACh na fenda sináptica.

77) O influxo de Ca+2 na terminação pré-sináptica ativa a calmodulina quinase_II que fosforila a sinapsina_I, esta é essencial para a fusão das vesículas sinápticas com a membrana pré-sináptica. É uma ATPase regulada por Ca+2 ligadora de actina.

78) A equação de Nernst (só pode ser usada se o sistema estiver em equilíbrio eletro-químico) estabeleçe uma relação matemática entre a diferença de potencial elétrico e o gradiente químico de íons. Moléculas eletroneutras não geram gradientes elétricos.

79) O uso de Bloqueadores dos receptores colinérgicos nicotínicos musculares não-despolarizantes (como o Curare) diminui a ação da ACh junto ao receptor colinérgico nicotínico muscular, impedindo a contração reflexa.

80) Nas fibras musculares esqueléticas extra-fusais, cada miofibrila é composta do início ao fim da fibra por uma sequência de sarcômeros interconectadas pelo disco Z. Os discos Z das extremidades da cadeia são ligados ao sarcolema pela proteína distrofina.

81) Quando a troponina_C (do complexo T, C, I) libera o Ca+2, a tropomiosina volta à sua configuração espacial normal no sulco da alfa-hélice do filamento de actina, concomitantemente com o relaxamento muscular.

82) O Ca+2 necessário para a contração da fibra muscular esquelética se origina nas cisternas do sistema retículo sarcoplasmático, portanto, não depende da concentração extracelular, entretanto, uma hipercalcemia poderá causar astenia muscular indiretamente.

83) No músculo liso, após o influxo, o Ca+2 se liga diretamente à Calmodulina citoplasmática, em seguida ambos se ligam à MLCK ativa (miosina quinase de cadeia leve), resultando em desfosforilação deste complexo e fosforilação da miosina.

84) Durante o período refratário efetivo, nenhum estímulo é capaz de alterar o comportamento da membrana, portanto para que haja outro potencial de ação é necessário que os canais de Na+ se fechem (canais de Na+ voltagem dependentes ficam inativos).

85) Na fase 2 das fibras do miocárdio há simultâneamente um efluxo de K+ e um influxo de Na+ e Ca+2, este Ca+2 é necessário para a contração da célula cardíaca uma vez que o Ca+2 contido nas cisternas do sistema retículo endoplasmático é insuficiente.

86) Tanto o recrutamento de novas Unidades Motoras Esqueléticas Extra-Fusais quanto a frequência de cada uma delas é progressiva, portanto, a força muscular depende tanto do número, quanto da frequência com as quais estas UME são recrutadas.

87) Na Miastenia gravis sistêmica ocorre uma diminuição na transmissão sináptica colinérgica nicotínica muscular com diminuição do número de receptores colinérgicos nicotínica muscular funcionais por anticorpos que se agrava durante o dia.

88) Nas fibras musculares esqueléticas a permeabilidade ao Ca+2 das cisternas do sistema retículo sarcoplasmático é controlada pelos potenciais elétricos que se propagam por invaginações da membrana celular em dedo de luva, os túbulos T (transversos).

89) A maioria dos músculos antigravitacionários são formado por células vermelhas, com produção de ATP é principalmente via glicoólise aeróbica), lentas (baixa velocidade de encurtamento) e de grande força de contração por um longo período de tempo.

90) Durante contração do sardômero, o comprimento da banda_A permanece constante, o que diminui é o comprimento das semibanda_I, e, protanto, o comprimento final da fibra é diretamente proporcional ao comprimento médio da banda_I.

91) As duas linhas Z (na verdade discos) limitam o comprimento do sarcômero e são os locais de ligação entre filamentos de actina adjacentes. Nos extremos, a proteína distrofina que liga a Actina do disco Z à sintrofina do sarcolema da fibra.

92) Durante a contração do músculo estriado o mecanismo de deslizamento dos filamentos é ativado pela liberação de Ca+2 das cisternas do sistema retículo sarcoplasmático, este, forma um complexo com a subunidade C do sistema troponina (T, C e I).

93) A teoria dos filamento deslizantes propõe que os filamentos de miosina e de actina deslizem entre si, sem que haja diminuição no comprimento de qualquer um deles, mas, a impressão visual é que os filamentos de actina diminuem de comprimento.

94) História de alcoolismo crônico com perda sensorial, miastenia e hiporreflexia patelar e EMG com aumento na amplitude do potencial de ação e diminuição na velocidade de condução é muito provável tratar-se de uma caso de Polineuropatia alcoólica.

95) Aplicando um único estímulo suficiente para ultrapassar o potencial limiar em um neurônio eferente somático causará uma contração simultânea de um grupo de fibras musculares estriadas esqueléticas inervadas por este neurônio.

96) A Lei de Frank-Starling estabeleçe que: A força de contração é diretamente proporcional ao tamanho do músculo, até um certo limite. Esta função de máximo é explicada pelo número de pontes transversas retrorientadas formadas nos sarcômeros.

97) Para se conseguir obter uma nova despolarização durante todo o período refratário relativo é necessário um estímulo supralimiar suficiente para aumentar o potencial acima do limiar, mas, isto ativaria os canais de inativação h, impedindo a despolarização.

98) Na contração tetânica (tétano perfeito) a frequência dos potenciais de ação que atingem a fibra muscular esquelética é tão rápida que a concentração de Ca+2 intracitoplasmático se mantém alta e, por isso, a fibra não relaxa.

99) A força de contração depende do número de UME ativas e da frequência (até um máximo chamado tétano perfeito ou contração tetânica) de potenciais de ação que se propagam até as fibras musculares (que depende da duração do Potencial Refratário Efetivo).

100) Uma contração reflexa muito intensa pode ser causada pela diminuição da hidrólise de Acetilcolina (pela Acetilcolinesterase) na junção neuro-muscular, como na intoxicação por Bloqueadores da enzima acetilcolinesterase (edrofônio, neostigmina, sarin, etc).

101) O aumento da atividade dos motoneurônios gama distende a zona polar dos fusos musculares onde estão localizados os receptores ânulo-espirais, que por sua vez estimulam a via aferente gama causando aumento da atividade dos motoneurônios alfa.

102) Os órgãos tendinosos de Golgi detectam o estiramento do tendão e deflagram o reflexo de relaxamento evitando assim uma possível lesão muscular. Eles transmitem informações sobre a tensão e a rapidez de alterações da tensão muscular.

103) Os receptores das fibras intrafusais são as terminações ânulo-espirais, (primária, aferente Ia) das fibras com bolsa nuclear e cadeia nuclear e os receptores de buquê de rosas (terminação secundária, aferente II) das fibras com cadeia nuclear.

104) O estiramento das fibras intrafusais causa o estiramento da zona equatorial (que é muito distensível em comparação às zonas polares tônicas), esta distensão gera um potencial (potencial receptor) gradativo que eleva o potencial da via aferente.

105) Exceto quando as zonas polares estiverem muito relaxadas, a distensibilidade da zona equatorial é muito maior que as zonas equatoriais, assim, qualquer alteração no comprimento e, até um certo limite, da velocidade será detectada e enviada via aferente.

106) A célula de Renshaw tem a função de estabilizar o motoneurônio alfa, num sistema de feed-back negativo, onde o motoneurônio alfa estimula esta célula, que por sua vez secreta o neurotransmissor glicina que inibe o motoneurônio.