Universidade Federal do Ceará

Faculdade de Medicina

Depto. Fisiologia e Farmacologia

Prof. Alberto Soares

Objetivos cognitivos de aprendizagem

Página principal

 

Homeostase

O Princípio da Homeostase (de Walter Cannon) estabelece que, dentro de determinados limites, o organismo tende a manter a estabilidade do Meio Interno (de Claude Bernard), apesar das variações no meio externo.

 

Ementa

Unidade Motora Esquelética

Sistema Nervoso

Sistema Circulatório

Sistema Respiratório

Sistema Urinário

Sistema Digestivo

Sistema Endócrino

Sistema Reprodutor

Sistema Imunológico

 

 

Homeostase

 

1)      Discutir Homeostase a nível celular e no organismo como um todo. (Discuss homeostasis at a cellular and whole-body level).

2)      Descrever a teoria básica dos sistemas de regulação (por exemplo, conceitos relacionados aos sistemas de regulação por retroalimentação, incluindo os pontos de ajuste, integradores, efetores, retroalimentação negativa e positiva, ciclo de ganho aberto e fechado.). (Describe basic control theory (e.g., concepts related to feedback control systems including set points, integrators, effectors, positive and negative feedback, open- and closed-loop gain).

3)      Se o organismo é um todo integrado, então porque as doenças têm sintomatologias diferentes?

 

Unidade Motora Esquelética

A Unidade Motora Esquelética (via motora final comum de Sherrington) tem a função de possibilitar o movimento animal (anima, autoanimado, alma) e assim contribuir para a manutenção da Homeostase.

1)      Explicar como o gradiente químico transmembrana de Na+ pode ser menor que o de K+ (142/10 x 5/150), apesar da bomba de Na+/K+ ATP dependente ser mais eficiente (3Na+/2K+) para o Na+ e a permeabilidade da membrana ser maior ao K+ do que para o Na+, destacar o fato de que, em repouso, os gradientes são estáveis.

2)      Descrever o comportamento do portão lento de inativação ‘h’ voltagem-dependente quando se submete a membrana a um estímulo supra-limiar contínuo (trem de impulsos nervosos máximo).

3)      Explicar como as variações da concentração extracelular de Na+ interferem na velocidade de condução do potencial de ação.

4)      Definir hipertermia e discutir seus mecanismos, incluindo o papel do hipotálamo e do sistema extra-piramidal.

5)      Descrever as ações farmacológicas do curare, toxina botulínica, envenenamento pelo peixe baiacú, veneno da aranha viúva-negra, inseticidas contendo fósforo e gás nervoso (como o Sarin).

6)      Descrever a sequência temporal do rigor mortis e da flacidez cadavérica e explicar porque não há movimento concomitante, mesmo na ausência do grupo muscular antagônico.

 

Sistema Circulatório

O Sistema Circulatório tem a função de manter um fluxo adequado de sangue na microcirculação e assim contribuir para a manutenção da Homeostase.

 

1)      Explicar o funcionamento dos canais voltagem-dependentes de Na+ e de Na:Ca+2 durante a cardioplegia assistólica por despolarização induzida por hiperpotassemia, incluindo o aumento paradoxal do consumo de O2.

2)      Citar as consequências hemodinâmicas do ventrículo esquerdo se localizar no lado direito e o ventrículo direito no lado esquerdo do coração.

3)      Explicar como uma parede fina como a do capilar pode suportar uma pressão muito maior que a das veias, destacando os capilares glomerulares renais.

4)      Descrever as consequências da ausência de pulso arterial (um sinal vital!) em um paciente hipertenso.

5)      Explicar porque quanto maior a amplitude do pulso, pior para o coração, tanto para a oferta quanto para o consumo de O2.

6)      Discutir a frase “O que é bom para o coração é ruim para a circulação sistêmica, e vice-versa”.

7)      Explicar como uma pessoa com hipertensão arterial pode ter a pressão arterial baixa.

8)      Discutir a efeito da toxina botulínica na pressão arterial sistêmica, destacando o bloqueio de todo o Sistema Nervoso Autônomo.

 

Sistema Respiratório

O Sistema Respiratório tem a função de manter um fluxo adequado de gases respiratórios (Hematose) na microcirculação pulmonar e assim comtribuir para a manutenção da Homeostase.

1)      Discutir os motivos que impedem uma pessoa de se suicidar simplesmente parando de respirar.

2)      Explicar por que uma pessoa respirando dentro de um saco fechado há uma diminuição progressiva no volume de ar a ponto da parede do saco colar na cabeça da vítima.

3)      Discutir a Lei de Lapalce.

4)      Explicar o mecanismo da respiração de Kussmaul.

 

Sistema Nervoso

O Sistema Nervoso tem a função de ajusar as funções do onganismo à manutenção da Homeostase.

1)      Explicar o mecanismo da sensação do membro fantasma.

2)      Descrever as consequências de uma hipotensão, hipoglicemia ou hipóxia na retroalimentação entre o Sistema Reticulado Ativador Ascendente do Tronco Encefálico e a Córtex Cerebral. Citar os principais sinais de morte encefálica.

 

Sistema Urinário

O Sistema Urinário tem a função de manter um fluxo adequado de água, eletrólitos e catabólitos no sangue na microcirculação renal e assim contribuir para a manutenção da Homeostase.

1)      Explicar a relação entre a alimentação e a excreção urinária de K+.

 

Sistema Digestivo

O Sistema Digestivo tem a função de manter um fluxo adequado de água, eletrólitos e anabólitos no sangue na microcirculação intestinal e assim contribuir para a manutenção da Homeostase.

 

1)      Uma vez que a glicose (C6H12O6) só pode ser absorvida acoplada com o Na+, explicar porque a ingestão de glicose pura não causa diarréia osmótica.

 

Sistema Imunológico

O Sistema Imunológico tem a função de manter as características genéticas do indivíduo e assim contribuir para a manutenção da Homeostase.

 

Sinais vitais (TPR_PA)

(Temperatura, Pulso, Respiração e Pressão Arterial)

 

1)      Fazer um diagrama integrando os Sinais Vitais.

2)      Descrerver as vias metabólicas das rotas: “O que entra pela boca (C6H12O6) sai pelo nariz (CO2) e o que entra pelo nariz (O2) sai pela urina (H2O)”.

3)      Citar a lei de Nysten Sommer.