Pré-requisito: Semiologia Médica

Avaliação... tente, é fácil e muito divertido!
1ª- Diga tudo-que-sabe sobre a Sífilis.
2ª- Qual o significado etimológico do termo esclopetária? Qual(is) o(s) sinônimo(s) de: Síndrome de Barth? O epônimo da tetralogia de Fallot? O acrônimo, sigla ou abreviatura em inglês de (HGPRT)?
3ª- Mostre a árvore nosológica do grupo das CONDRODISPLASIAS PUNCTATAS? Nosologia.
4ª- Quais os diagnósticos diferenciais, complicações e superdiagnósticos do Aborto? Qual o principal diagnóstico diferencial do Sarampo? Medicina Baseada em Evidências.
5ª- Cite as patologias epidemiológicamente importantes de Samoa e mostre o mapa de distribuição da Doença de Chagas (há 8 anos atrás!)? Banco de dados online.
6ª- Diagnóstico de rua: Esta imagem é compatível com qual(is) diagnóstico(s)? e com odor, tônus muscular, textura da pele, reflexos, sinais, temperatura, etc... Diagnóstico de rua. Telemedicina x Exame físico x Med Legal.
7ª- Sinal de Romaña é patognomônico (mônade) de qual patologia? Quais são os elementos semiológicos da Tríade de Charcot? Liste as patologias com Vômitos em borra de café como elemento(s) diagnóstico(s).
8ª- Gere um paper com a classificação clínica de: Mulher com tumor na base do pescoço, tremor fino nas extremidades e taquicardia. Lembre-se de que cabe ao médico combinar (Análise Combinatória) os elementos... use o algoritmo "Síndromes compatíveis"
9ª- Procure na internet Qual o seu diagnóstico? (ou crie um caso) e use a página Estudo de caso como ajuda...!
10ª- Sugira uma modificação na base ou na programação e acompanhe sua implementação. Inteligência artificial.
-------------------------- ENTENDENDO AS ASSOCIAÇÕES (opcional) -----------------------
11ª- Explique com um mapa conceitual que é que tem a ver a Intolerância à maltose com a clínica, tratamento, patogenia, etc... use o algoritmo "Busca em profundidade"
12ª- Desenvolva este bloco conceitual com todas as suas causas e todas as suas consequências.
13ª- Transforme o seguinte texto em um mapa conceitual: Como se explica a relação entre Febre alta e Calafrios?.
Definição, al-Khwarizmi,
Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi (780-850), matemático persa, criou o conceito de
al-goritmo {al-Khwarizmi} = como + fazer (receita do que fazer com os ingredientes).
Conversor de Sistemas Numéricos...
Euler,
Leonhard Euler {óiler} (1707-1783), matemático suíço, pai da Teoria dos Grafos criou um diagrama do enigma das 7 pontes de Königsberg e provou que percorrer por todas as pontes apenas 1 vez e voltar ao ponto de partida, não tem solução. Um grafo conexo G é um grafo de Euler se e somente se todos os seus vértices são de grau par. Uma patologia é um conjuntos de elementos (vértices) unidas pelo seu nome (arestas).
Turing, Dijkstra,
Edsger Dijkstra {diaéstra} (1930-2002), matemático holandês, usando as arestas para representar funções de transferências, probabilidades, pesos, distâncias, tempo... criou o Algoritmo de Dijkstra....

Sydenham,
Thomas Sydenham (1624-1689), médico inglês, foi o pioneiro no conceito de Nosologia Clínica. Em comparação, na Nosologia de Nung o critério era a interrupção no fluxo de energia (Yin⇔Yang), na de Galeno (da Escola Hipocrática) era o equilíbrio entre os 4 humores, para Sauvages era a taxonomia de Lineu, para Virchow era o anátomo-patológico, já a da CID, da OMS, o critério é sistêmico-etiológico. Para nós, o critério de clasificação é sindrômico e, portanto, semelhante ao de Sydenham.
Cannon, Hering,
Heinrich Hering (1866-1948), médico alemão, descobriu o nervo aferente depressor carotídeo que faz parte do Sistema Reflexo Barorreceptor. Suas últimas e enigmáticas palavras foram "se vc clampear simultânea??? acima E abaixo ??? receptores, o fluxo pára mas a ? Reflexa não ?! (risos)". Posteriormente foi descoberta uma anotação: "...da variável no local do receptor", portanto, é o receptor quem manda!
Pavlov,
Ivan Pavlov (1849-1936), *1904, fisiologista russo, descobriu os reflexos condicionados (memória não-genética) e, deslocou o "foco" para o centro de integração. De modo que, bastava ver o Pavlov que o cão já começava a salivar, havendo portanto uma associação entre dois "conceitos caninos temporais" de causa ⇒ consequência (A ⇒ B). Vários sistemas aferentes (receptores e vias afertentes) e um centro de integração que manda!
Roget,
Peter Roget (1779-1869), cirurgião britânico, pioneiro em Mapas Conceituais para representar o Pensamento (Conceito ou variáveis mentais, Juízo ou relacionamentos e Raciocínio ou objetivo; output). Lembrar que para tanto é necessário a Memória e o Conceito!
von Bertalanffy, Venn,
John Venn (1834-1923), matemático inglês, criou o Diagrama de Venn para representar conjuntos (não é uma boa ideia para o nosso objetivo!). Combinando (C(n,p) = n!/(p!(n-p)!)) os n = ~8.000 elementos semiológicos, o total de subconjuntos possíveis p = 1 a 5 elementos (limite arbitrário) é de C = ~300.000.000.000.000.000 ou 3E+17. Algoritmo das síndromes minimais...
Collen,
Morris Collen (1913-2014), médico americano, pioneiro em Informática em Saúde (ou Médica) e em perceber a importância do Banco de Dados processável eletrônicamente, tanto para o resultado dos exames quanto para os prontuários, é, portanto, o precursor do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Para o teste de ajustamento (fitness test), só nos interessa o PEP do paciente zero.
Albert,
Adelin Albert (1948-), bioestatístico belga, especialista em análise estatística e intrepretação de exames laboratoriais e autor da frase:
"If you have a database and a computer, you have everyting"
Soares,
A ideia do algoritmo clínico fisiopatológico...
Entrada: Texto onde cada linha é iniciada por $
Operadores: & concatena uma sequência de variáveis, | associa a primeira variável a cada uma das subsequentes, || associa cada variável subsequente à primeira variável, @ inverte o sinal
#1- Gerar a tabela de Pares com os pares orientados de variáveis de Texto
#2- Usar o algoritmo busca em profundidade para determinar o caminho de todas as oritens (fontes) para todos os destinos (sumidouros)
#3- Parar a busca sempre que for encontrado um ciclo incluindo a variável que fecha o ciclo
Saída: 1°- Grafo com -> indicando a continuidade do sinal e -|| para um inversão do sinal (@). 2°- Todos os caminhos a partir de cada uma das origens até cada destino ou até fechar o ciclo.
1°- O algoritmo clínico resolve um problema prático que é identificar uma patologia a partir de qualquer um dos subconjuntos patognomônicos. "Na Medicina como no Amor, nem sempre nem nunca!".
2°- Assim como os Termos, os elementos clínicos também podem ter vários sinônimos (ou ortografia errada), daí a necessidade de uma lista de sinônimos na Lista de Elementos.
3°- Os elementos clínicos ordinais podem ser confundidos (estados de consciência), ou até as nominais (febre x hipertermia), o que, se levado em conta, possibilita um diagnóstico probabilístico!
4°- A associação da Clínica com a Fisiopatologia cria a possibilidade de se "recusar" um determinado elemento clínico como pertencente uma determinada Patologia.

Mendel,
Johann "Gregor" Mendel (1822-1884), monge austríaco, pai da Genética e pioneiro na descoberta do verdadeiro sentido da vida: 5' → 3' e um modelo "muy loco" de multiplicar proporções.... Fonte_1... Fonte_2...
Darwin,
Charles Darwin (1809-1882), naturalista inglês, autor da Teoria da Evolução das Espécies.
Algoritmo genético... Modificar o programa para iniciar com Adão e Eva e terminar com seu nome!
Gauss,
Johann Gauss (1777-1855), físico alemão, príncipe da Matemática e criador da função curva de Gauss: N(µ; σ). Não esqueça: a densidade máxima da Normal padrão: N(0; 1) é ~0,4. N(µ; σ)
Student, Abbe,
Ernst Abbe (1840-1905), físico alemão, criou o função do X2 (qui-quadrado), que, quando o grau de liberdade é igual a 1, o resultado é a Normal ao quadrado, ex: ±1,962 = 3,84.
Pearson,
Karl Pearson (1857-1936), estatístico britânico, testes do qui-quadrado (aderência e independência)
Wilcoxon,
Frank Wilcoxon (1892-1965), químico irlandês, testes não-paramétricos, Teste de Wilcoxon pareado (análogo ao teste t de Student pareado).
Mann, Whitney,
Donald Whitney (1915-2007), matemático americano, Teste de Mann-Whitney, não paramétrico, não pareado.
Verhulst,
Pierre-François Verhulst (1804-1849), matemático belga, em 1844 publicou um modelo de crescimento populacional, a Função logística, que, ao contrário do modelo de Thomas Malthus (1766-1834), economista britânico, propunha um crescimento finito (min = 0 e max = 1) de indivíduos.
Hill,
Archibald Hill (1886-1977), *1922, fisiologista britânico, criou a Equação "muscular" da produção de calor e o coeficiente de Hill das curvas dose-resposta que pode ser usado para avaliar os fenômenos de adapatação, taquifilaxia, vício...

Snow,
John Snow (1813-1858), pai da Epidemiologia, associou casos de cólera com uma região de um poço de coleta de água, criando o conceito epidemiológico de agrupamento ou cluster (distância-frequência).
Withering,
William Withering (1741-1799), médico britânico, pioneiro dos Ensaios Clínicos: Digitoxina (Exposição) na Insuficiêcia Cardíaca Congetiva (Doença) com o aumento da diurese e a diminuição da hidropsia (Desfecho).                    A doença é determinística mas o doente é probabilístico.
McCulloch,
Walter Pitts (1923-1969), lógico, e Warren McCulloch {mécculoxi} (1898-1969), neurofisiologista, americanos, em 1943 criaram um modelo binário da resposta neuronal (Lei do tudo-ou-nada) que, na sua forma mais simples é a Regressão Logística de Verhulst e iniciaram a era da Aprendizagem de máquina...
Fukushima, Shortliffe.
Fundamentos de Informática Médica
Tese de titular do Prof. Dr. Alberto M. Soares
Uma breve história da Informática Médica... Thomas Sydenham (Nosologia), Moris Collen (Pioneiro).
Definir e conceituar Informática Médica... Informática Médica. Informática em Saúde. Saúde Digital. Apoio à decisão.
Terminologia médica... Termos. Sinônimos. Epônimos. Acrônimos. Prefixos, radicais e sufixos.
Diagnóstico de rua... al-Khwarizmi, Sydenham, Halley, Euler, Gauss, Roget, Virchow, Pearson, Soares...
Diagnóstico diferencial... Diagnóstico diferencial propriamente dito. Complicações. Superdiagnósticos.
Nosologia (classificação das patologias)... Critérios clínicos, etiológicos, anátomo-patológicos, fisio-patológicos...
Sistemas especialistas em Semiologia... Algoritmo de busca minimal, Tabela das síndromes minimais...
Estudo de caso... #soumapessoanormalentendeanormal...
Mapas conceituais... Operadores do Pensamento (conceito, juízo, raciocínio), Grafo orientado (causa → consequência)...
Ferramentas de análise Estatística... Teste paramétrico, não paramétrico, pareado, não pareado, Regressão, IA...