" Medicina Experimental
"A Inteligência (natural ou artificial) é a medida da eficiência do desfecho do Pensamento."
                     Leonhard Euler
Leonhard Euler {óiler} (1707-1783), matemático suíço, citado por Claude Bernard, criou a Teoria dos Grafos. Um grafo conexo G é um grafo de Euler se e somente se todos os seus vértices são de grau par (atravessar todas as pontes apenas 1 vez e voltar ao ponto de partida). Uma Patologia é um conjunto de elementos (vértices) unidos pelo seu nome (arestas).
                  Edsger Dijkstra
Edsger Dijkstra {diaéstra} (1930-2002), matemático holandês, fez uso das arestas para representar funções de transferências, probabilidades, pesos, distâncias, tempo, etc. É fácil perceber que a interseção entre os elementos de destino entre 2 elementos quaisquer resulta nos elementos comuns de conexão entre eles.
                  Intolerância à lactose
Intolerância à lactose no adulto.
 Os Mapas fisiopatológicos devem ser validados pela Semiologia ou Experimentalmente e pela Terapêutica
   Para representar o Pensamento (Conceito → Juízo → Raciocínio) usando Grafos a única exigência é um par de Observações: os vértices (Conceitos) (causa & efeito) e as arestas (Juízo) (funções de transferências, no nosso caso apenas a proporcionalidade), e um ou mais desfechos (Raciocínio), e, só com isso, é relativamente fácil criar um Mapa conceitual FisioPatológico, incluindo a Semiologia e a Terapêutica.
   Um exemplo com apenas 6 pares de Observação e 1 Caminho... Outros exemplos...
   Um problema que incomoda nos modelos Causa-Efeito é que nos sistemas em cascata o produto tóxico pode ser causado pelo represamento à montante, portanto, o mecanismo de busca não pode se limitar apenas às consequências imediatas (felizmente para o computador tanto faz ir das causas para os efeitos, quanto vice-versa).
   Outro problema é detectar as condições de contorno onde a propagação da perturbação é amortecida e serve como limite da sintomatologia. Este estudo deve explicar os Diagnósticos diferenciais, Complicações e os Superdiagnósticos.
"Conservar a saúde e curar as doenças..."