Carga Horária dos Módulos e Estrutura Curricular

DU
LO
CARGA
HORÁRIA
COMPETÊNCIAS PRÉVIAS
MÓDULO / EMENTA
PRÉ-REQUISITOS
DISCIPLINAS
SEMESTRE 1 - Ética, Células, Tecidos e Sistemas
1 32 EDUCAÇÃO E MEDICINA
S1M1 - EDUCAÇÃO E MEDICINA
O ser humano na dimensão biopsicossocial. Características geográficas e sociais da região Nordeste. A Universidade na sociedade atual. Estrutura e funcionamento da UFC. Visão geral da Medicina e do exercício profissional. O papel do médico. O acesso à informação. O perfil do médico a ser formado. O currículo do Curso de Medicina: estrutura e modelo pedagógico. Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10).
Coordenação do Curso

2 96 BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
S1M2- BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR
Moléculas da vida e reações enzimáticas. Estrutura celular: principais componentes e organelas. Integração celular: junções celulares, adesão celular e matriz extracelular. Etapas e controle do Ciclo Celular. Replicação gênica. Transcrição e síntese protéica. Técnicas de biologia molecular. Metabolismo celular e produção de energia. Receptores de membrana e os sistemas de transdução de sinais biológicos. Distúrbios do metabolismo das purinas. Distúrbios do metabolismo das purinas. Drogas antipurínicas (6-mercaptopurina e ciclosporina).
S7M6- ONCOLOGIA
Genética / Histologia e Embriologia / Bioquímica / Fisiologia / Farmacologia
3 72 GÊNESE E DESENVOLVIMENTO
S1M3- GÊNESE E DESENVOLVIMENTO
Gametogênese e fertilização humana. Implantação e desenvolvimento do ovo. Formação do embrião humano e anomalias cromossômicas. Placenta e membranas fetais. Desenvolvimento dos tecidos e órgãos do corpo humano. O período fetal. Fundamentos da microscopia ótica. Características gerais dos principais tecidos do corpo humano. Morfofisiologia do sistema hematopoiético. Anemia. Coagulação do sangue. Coagulação intravascular disseminada. Morfofisiologia do sistema imunológico. Síndrome da deficiência imunológica. Compartimentos do organismo. Meio Interno. Princípio da Homeostase.
Genética / Histologia e Embriologia / Fisiologia / Farmacologia
4 104 APARELHO LOCOMOTOR
S1M1 - EDUCAÇÃO E MEDICINA - Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.
S1M4- APARELHO SISTEMA LOCOMOTOR
Embriologia do sistema muscular e esquelético e malformações congênitas. As características gerais dos tecidos ósseo e muscular. Fundamentos dos métodos diagnósticos por imagem. As relações anatômicas do esqueleto, e músculos e imagens correspondentes do corpo humano. As estruturas do corpo humano e as correspondentes imagens. As características mecânicas dos ossos e dos músculos. Unidade Motora Esquelética alfa. Transporte através da membrana. Potencial de membrana e os mecanismos envolvidos no potencial de ação Potenciais eletro-químico de membrana (de equilíbrio, de repouso, sub-limiar, limiar de excitação, de ação, propagado). Equação de Nernst. Equação de Hodgkin, Katz e Goodman. Leis dos Potencias de membrana. Transmissão neuro-muscular esquelética. Função das fibras musculares esqueléticas Contração e relaxamento muscular esquelético. Ciclo das pontes transversas. Lei de Frank-Starling Exercício e condicionamento físico. Fundamentos de Farmacologia do Sistema Locomotor. Ação de fármacos sobre os tecidos ósseo e muscular. Semiologia do aparelho locomotor.
Histologia e Embriologia / Anatomia / Fisiologia / Farmacologia
5 136 SISTEMA NERVOSO
S1M1 - EDUCAÇÃO E MEDICINA - Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.
S1M4- SISTEMA LOCOMOTOR - Fundamentos dos métodos diagnósticos por imagem. Unidade Motora Esquelética alfa. Potenciais eletro-químicos de membrana. Transmissão neuro-muscular esquelética.

S1M5- SISTEMA NERVOSO
Embriogênese do sistema nervoso e malformações congênitas. Principais tipos celulares componentes Histologia do sistema nervoso. Estruturas anatômicas e organização do sistema nervoso central e periférico, e imagens correspondentes. Imagens das estruturas. Função do Sistema Nervoso na Homeostase. Impulso nervoso Tipos de propagação do impulso nervoso. Sensibilidade geral e especial. Estrutura e organização do sistema nervoso autônomo. Sistemas sensitivos gerais e especiais da audição e da visão. Motricidade somática e visceral. Reflexos medulares e do Tronco Encefálico. Unidade Motora Esquelética gama. Regulação do tônus muscular. Regulação da postura e da locomoção. Integração neuroendócrina. Ritmos biológicos. Funções corticais superiores. Fundamentos de Farmacologia do Sistema Nervoso. Principais fármacos com ação sobre o sistema nervoso. Semiologia do sistema nervoso. Diagnóstico de morte encefálica.
Anatomia / Histologia e Embriologia / Fisiologia / Farmacologia
6 68 ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE
S1M6- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA E DA ASSISTÊNCIA MÉDICA
O processo saúde-doença. Evolução das práticas médicas. Políticas de saúde. Organização dos serviços de saúde. A reforma sanitária. Sistema Único de Saúde. Diretrizes e objetivos do SUS. DATASUS. Integração docente assistencial. Ações preventivas básicas: hidratação oral, vacinação, incentivo ao aleitamento materno e condutas em IRA, crescimento e desenvolvimento da criança. Educação e saúde. Sinais Vitais (TPR-PA). Primeiros socorros: hemorragia e choque; fraturas; urgências clínicas e ambientais; reanimação cardiorrespiratória cerebral.
Fundamentos da Prática e da Assistência Médica
7 68 DESENVOLVIMENTO PESSOAL
S1M1 - EDUCAÇÃO E MEDICINA - Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.
S1M7- DESENVOLVIMENTO PESSOAL: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA, CIENTÍFICA E ÉTICA DA MEDICINA
História da Medicina. Evolução da formação do raciocínio clínico na Medicina desde Hipócrates aos nossos dias, levando em consideração as contribuições herdadas da filosofia, da ciência moderna e da ética médica. CFM e Código de Ética Médica. Bioética e Ciências. O estudante de Medicina e as entidades médicas (Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará, Sindicato dos Médicos e Centro Médico Cearense). Bioética e Clínica (estudo de casos). Ética na pesquisa: Relatório Belmonte (1- Respeito às pessoas; 2- Benevolência e 3- Justiça). Metodologia científica: construção da nomenclatura médica (CID-10), análise crítica e interpretação dos resultados da pesquisa científica.
Evolução Histórica, Científica e Ética da Medicina
SEMESTRE 2 - Homeostase
1 48 PRINCÍPIOS DE FARMACOLOGIA
S1M2- BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - Moléculas da vida e reações enzimáticas. Transcrição e síntese protéica. Metabolismo celular e produção de energia. Receptores de membrana e os sistemas de transdução de sinais biológicos.
S2M1 – PRINCÍPIOS DE FARMACOLOGIA
Evolução histórica e conceitos básicos da Farmacologia. Identificação dos Mecanismos farmacocinéticos relacionados à de absorção, distribuição, biotransformação e excreção dos fármacos (Farmacocinética). Mecanismos gerais de ação dos fármacos (Farmacodinâmica). Interação entre fármacos medicamentosa.
Farmacologia
2 60 SISTEMA CIRCULATÓRIO
S1M1 - EDUCAÇÃO E MEDICINA - Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.
S1M2- BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR- Integração celular: junções celulares. Metabolismo celular e produção de energia. Receptores de membrana e os sistemas de transdução de sinais biológicos.
S1M3- GÊNESE E DESENVOLVIMENTO - Placenta e membranas fetais. O período fetal. Morfofisiologia do sistema hematopoiético. Coagulação do sangue. Meio Interno. Princípio da Homeostase.
S1M4- SISTEMA LOCOMOTOR - Fundamentos dos métodos diagnósticos por imagem. Potenciais eletro-químicos de membrana. Transmissão neuro-muscular esquelética. Contração e relaxamento muscular esquelético. Ciclo das pontes transversas. Lei de Frank-Starling.
S1M5- SISTEMA NERVOSO - Potencial de ação propagado. Tipos de propagação do impulso nervoso. Motricidade visceral.
S1M6- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA E DA ASSISTÊNCIA MÉDICA - Sinias Vitais (TPR-PA). Primeiros socorros: hemorragia e choque; reanimação cardiorrespiratória cerebral.

S2M2- SISTEMA CIRCULATÓRIO
Embriogênese do aparelho cardiovascular e malformações congênitas. Anatomia e Histologia do Sistema Circulatório e imagens correspondentes
Radiografia de tórax, Tomografia computadorizada do coração, Ressonância magnética do coração, Angiotomografia, Tomografia computadorizada por emissão de fóton (SPECT), Cateterismo cardíaco.
. Relações anatômicas do coração e dos vasos sanguíneos. Características histológicas gerais do coração e vasos. Vasos coronarianos. Função do Sistema Circulatório na Homeostase e Semiologia
Anamnese (ou história clínica) - sintomas: tonturas, escurecimento da visão, dispnéia, palpitações, síncope, coma.
Exame Físico (geral e segmentar: inspeção, palpação, percussão e ausculta) - sinais: temperatura, pulso arterial e venoso, pressão arterial sistêmica, palidez, frequência cardíaca, ausculta cardíaca, ictus cordis, tiragem intercostal, hepatomegalia pulsátil, anasarca.
. Teste de função circulatória.
Eletrocardiograma de repouso, Eletrocardiograma de esforço (teste ergométrico), Holter de 24h, Ecocardiograma, Monitorização ambulatorial da pressão arterial.
Elementos do Sistema Circulatório: automatismo, excitabilidade, condutibilidade, contração/relaxamento, volume sanguíneo, pressão, resistência e fluxo. Fluxo coronariano. Tipos de circulação. Propriedades eletromecânicas do coração. Lei de Frank-Starling. Ausculta cardíaca
Bulhas, Cliques, Estalidos, Sopros e Atritos
e ECG.
Ciclo Cardíaco. DC x PAD x RV. Hemodinâmica. Lei de Poiseuille. Microcirculação. Equação de Starling. Regulação da Pressão Arterial à curto prazo. Insuficiência Cardíaca. Hipertensão arterial sistêmica renovascular. Choque. Fundamentos de Farmacologia do Sistema Circulatório.
S3M1- PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS. S4M1- ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DOS PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS. S4M2- ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DAS GRANDES SÍNDROMES. S5M4- CLÍNICA E CIRURGIA DO APARELHO CARDIOVASCULAR. S6M1- NEONATOLOGIA E OBSTETRÍCIA. S6M2- PEDIATRIA E CIRURGIA PEDIÁTRICA. S7M1- DOENÇAS INFECCIOSAS. S8M1- URGÊNCIAS MÉDICAS. S8M6- TERAPIA INTENSIVA. INTERNATO EM CLÍNICA MÉDICA
Anatomia / Histologia / Embriologia / Fisiologia
3 60 SISTEMA RESPIRATÓRIO
S1M1 - EDUCAÇÃO E MEDICINA - Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.
S1M2- BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - Metabolismo celular e produção de energia.
S1M3- GÊNESE E DESENVOLVIMENTO - Morfofisiologia do sistema hematopoiético. Princípio da Homeostase.
S1M4- SISTEMA LOCOMOTOR - Fundamentos dos métodos diagnósticos por imagem. Unidade Motora Esquelética alfa. Potenciais eletro-químico de membrana. Equação de Nernst. Potencial de ação propagado. Transmissão neuro-muscular esquelética. Contração e relaxamento muscular esquelético. Ciclo das pontes transversas.
S1M5- SISTEMA NERVOSO - Reflexos medulares e do Tronco Encefálico. Diagnóstico de morte encefálica.
S1M6- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA E DA ASSISTÊNCIA MÉDICA - Ações preventivas básicas: condutas em IRA. Sinais Vitais (TPR-PA). Primeiros socorros: reanimação cardiorrespiratória.

S2M3- SISTEMA RESPIRATÓRIO
Embriogênese do Sistema Respiratório e malformações congênitas. Anatomia e Histologia do Sistema Respiratório e imagens correspondentes
Radiografia Torácica, Tomografia Computadorizada (TC), Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET-Scan), Ecocardiograma, Cintilografia Inalatória/Perfusional, Angiografia.
. Inervação e vascularização do Sistema Respiratório. Função do Sistema Respiratório na Homeostase. Mecânica respiratória. Exame da função pulmonar
Espirometria: Volumes e Capacidades Pulmonares. Hematócrito (Ht). Gasometria. Hiper-responsividade Brônquica. Capacidade de Difusão do Monóxido de Carbono (DCO). Teste de Exercício Cardiopulmonar (TECP). Pressões Respiratórias Estáticas Máximas
. Hematose. Lei de Fick. Lei de Laplace. Relação ventilação/perfusão. Zonas de West. Transporte de gases respiratórios no sangue. Respiração celular. Ciclo Respiratório. Regulação da Respiração Pulmonar. Equilíbrio ácido-básico. Fisiopatologia da Insuficiência Respiratória Aguda. Fundamentos de Farmacologia do Sistema Respiratório.
Anatomia / Histologia / Embriologia / Fisiologia
4 88 SISTEMA DIGESTÓRIO
S1M1 - EDUCAÇÃO E MEDICINA - Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.
S1M2- BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - Reações enzimáticas. Metabolismo celular e produção de energia.
S1M3- GÊNESE E DESENVOLVIMENTO - Princípio da Homeostase.
S1M4- SISTEMA LOCOMOTOR - Fundamentos dos métodos diagnósticos por imagem.
S1M5- SISTEMA NERVOSO - Motricidade somática e visceral.
S1M6- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA E DA ASSISTÊNCIA MÉDICA - Ações preventivas básicas: hidratação oral, incentivo ao aleitamento materno.

S2M4- SISTEMA DIGESTÓRIO
Embriogênese do tubo digestivo Sistema Digestório e malformações congênitas. Histologia dos componentes do sistema digestório. Estruturas do sistema digestório e as imagens correspondentes. Principais vias de Inervação e vascularização do sistema digestório. Função do Sistema Digestório na Homeostase. Secreção gástrica cloridro-péptica, pancreática e hepática.. Motilidade gastrointestinal. Digestão e absorção dos alimentos nutrientes. Absorção da água, dos sais eletrólitos e vitaminas. Regulação do Sistema Digestório. Ciclo da uréia. Teste de função hepática. Fisiopatologia da Insuficiência Hepática Fulminante. Fundamentos de Farmacologia do Sistema Digestório. Semiologia do Sistema Digestório.
Anatomia / Histologia e Embriologia / Fisiologia / Bioquímica
5 88 SISTEMA ENDÓCRINO
S1M1 - EDUCAÇÃO E MEDICINA - Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.
S1M2- BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - Metabolismo celular e produção de energia. Receptores de membrana e os sistemas de transdução de sinais biológicos.
S1M4- SISTEMA LOCOMOTOR - Fundamentos dos métodos diagnósticos por imagem.

S2M5- SISTEMA ENDÓCRINO
Embriogênese do sistema endócrino e malformações congênitas. Metabolismo dos alimentos nutrientes. Produção e utilização de energia. Controle hormonal do metabolismo normal e suas alterações. Metabolismo dos xenobióticos. Anatomia e histologia do sistema endócrino. Função do Sistema Endócrino na Homeostase. Fisiologia do eixo hipotálamo-hipofisário, e das glândulas tireóide, paratireóide, adrenal e pâncreas endócrino. Fisiopatologia da Insuficiência de Insulina. Fundamentos de Farmacologia do Sistema Endócrino.
Anatomia / Histologia e Embriologia / Fisiologia
6 88 SISTEMA GÊNITO-URINÁRIO
S1M1 - EDUCAÇÃO E MEDICINA - Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.
S1M3- GÊNESE E DESENVOLVIMENTO - Placenta e membranas fetais. Desenvolvimento dos tecidos e órgãos. O período fetal. Compartimentos do organismo. Meio Interno. O Princípio da Homeostase.
S1M4- SISTEMA LOCOMOTOR - Fundamentos dos métodos diagnósticos por imagem.

S2M6- SISTEMA GÊNITO-URINÁRIO
Embriogênese do sistema gênito-urinário e malformações congênitas. Anatomia e histologia dos rins, bexiga, órgãos reprodutores e genitálias e imagens correspondentes. Imagens correspondentes a estas estruturas. As relações morfológicas do sistema urinário e reprodutor, masculino e feminino. Principais vias de inervação e vascularização do sistema genito-urinário. Hormônios sexuais masculinos e femininos. Ciclo Menstrual. A gravidez e o parto. Métodos anticoncepcionais. Fisiologia renal. Função do Sistema Urinário na Homeostase. Fluxo sanguíneo renal. Funções intrínsecas do Sistema Urinário. Concentração e acidificação urinária. Regulação da PA a longo prazo (SRAA). Equilíbrio hidro-eletrolítico e ácido-básico. Fisiopatologia da Insuficiência Renal Aguda. Fundamentos de Farmacologia do Sistema Urinário.
Anatomia / Histologia e Embriologia / Fisiologia
7 72 ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE
S1M1 - EDUCAÇÃO E MEDICINA - Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.
S1M6- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA E DA ASSISTÊNCIA MÉDICA - DATASUS.
S1M7- DESENVOLVIMENTO PESSOAL: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA, CIENTÍFICA E ÉTICA DA MEDICINA - Metodologia científica: construção da nomenclatura médica (CID-10), análise crítica e interpretação dos resultados da pesquisa científica.

S2M7 - ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: DIAGNÓSTICO DE SAÚDE DA COMUNIDADE
Conceitos e identificação de indicadores sociais, econômicos, ambientais e de saúde na análise da situação de saúde, do perfil epidemiológico e das condições de vida da comunidade. Territorialização de riscos em espaços geográficos e sociais específicos. Perfil de saúde de áreas microhomogêneas do Programa de Saúde da Família. Métodos para a realização do diagnóstico de saúde da comunidade e para intervenção em saúde: na prática de saúde pública, na prática clínica e na prática da pesquisa médica ao nível populacional.
Diagnóstico de Saúde da Comunidade
8 72 DESENVOLVIMENTO PESSOAL
S2M8 - DESENVOLVIMENTO PESSOAL: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Aspectos psicodinâmicos do desenvolvimento humano. As instâncias da personalidade e as fases do desenvolvimento psicosexual segundo a psicanálise Freudiana. Os oito estágios do ciclo vital segundo Erick H. Erickson. Cognição e aprendizagem segundo a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Aspectos pragmáticos da comunicação. O ciclo de vida familiar. Aspectos psico-afetivos de uma vida saudável.
Psicologia do Desenvolvimento Humano
SEMESTRE 3 - Anatomofisiopatologia aguda e crônica
1 144 PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS
S1M2- BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - Estrutura celular: principais componentes e organelas. Integração celular: junções celulares, adesão celular e matriz extracelular. Ciclo Celular.
S1M3- GÊNESE E DESENVOLVIMENTO - Morfofisiologia do sistema imunológico.
S2M2- SISTEMA CIRCULATÓRIO - Características histológicas gerais do coração e vasos. Fluxo coronariano. Hemodinâmica. Lei de Poiseuille. Regulação da PA à curto prazo.
S2M3- SISTEMA RESPIRATÓRIO - Fisiopatologia da Insuficiência Respiratória Aguda.
S3M4 - ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA - Regressão logística.

S3M1 - PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS
Lesão celular. Reação inflamatória aguda e crônica, as células e mediadores envolvidos, manifestações sistêmicas. Angiogênese e reparação. Alterações do crescimento e da diferenciação celular. Resistência natural inespecífica. Resposta imunológica específica. Processos degenerativos. Aterosclerose. Anatomofisiopatologia do coração, vasos sangíneos, pulmão, fígado, rim e encéfalo. Fatores biopatogênicos, ambientais e genéticos envolvidos em patologias humanas.
Farmacologia / Imunologia / Microbiologia / Parasitologia / Patologia
2 144 RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO
S1M3- GÊNESE E DESENVOLVIMENTO - Morfofisiologia do sistema imunológico.
S2M7 - ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: DIAGNÓSTICO DE SAÚDE DA COMUNIDADE - DATASUS. Conceitos e identificação de indicadores sociais, econômicos, ambientais e de saúde na análise da situação de saúde, do perfil epidemiológico e e das condições de vida da comunidade.

S3M2– RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO
Protozoários, helmintos e artrópodes de interesse médico – modelos para descrição de aspectos morfobiológicos dos parasitos e aspectos clínicos e epidemiológicos das parasitoses mais frequentes na região. Vírus, bactérias, protozoários e fungos envolvidos nas patologias mais importantes em nosso meio - modelos para descrição de aspectos morfofuncionais e patogenéticos. Relação parasito-hospedeiro: principais mecanismos de virulência e de escape dos agentes biopatogênicos e a resposta imunológica. Reações de hipersensibilidade. Diagnóstico parasitológico, microbiológico e imunológico das principais patologias. As grandes endemias do Nordeste.
Imunologia / Microbiologia / Parasitologia / Patologia
3 144 IMUNOPATOLOGIA
S1M3- GÊNESE E DESENVOLVIMENTO - Morfofisiologia do sistema imunológico.
S1M4, S1M5, S2M2, S2M3, S2M4,S2M5, S2M6: Histologia.
S1M6- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA E DA ASSISTÊNCIA MÉDICA: Ações preventivas básicas: vacinação.

S3M3– IMUNOPATOLOGIA
Imunodeficiências primárias e secundárias: causas, repercussões e diagnóstico. Parasitos oportunistas associados: vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos. Vacina. Soro imunológico. Neoplasias, fatores ambientais e genéticos e a resposta imunológica aos tumores. Autoimunidade e mecanismos de lesão tecidual. Fisiopatologia de algumas doenças autoimunes: Febre reumática, Anemia autoimune, Psoríase, Esclerose múltipla, Diabetes mellitus e Colite ulcerativa, Hepatite autoimune. Imunologia dos transplantes: Histocompatibilidade e drogas imunossupressoras. Diagnóstico por Imuno-histoquímica. Transfusão de sangue.
Imunologia / Microbiologia / Parasitologia / Patologia
4 72 ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE
S1M6- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA E DA ASSISTÊNCIA MÉDICA: DATASUS.
S1M7- DESENVOLVIMENTO PESSOAL: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA, CIENTÍFICA E ÉTICA DA MEDICINA: Ética na pesquisa: Relatório Belmonte (1- Respeito às pessoas; 2- Benevolência e 3- Justiça).
S2M7 - ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: DIAGNÓSTICO DE SAÚDE DA COMUNIDADE: Conceitos e identificação de indicadores de saúde.

S3M4 - ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
Perfil epidemiológico de uma população. Medidas de mortalidade e morbidade. Caracterização e controle de endemias e epidemias. Técnicas de informática aplicadas à saúde. Métodos epidemiológicos de estudo. Determinac˜ao do tamanho da amostra (n). Distribuição normal, t de Student e Χ2. Teorema de Bayes. Regressão logística e Fatores de Risco. Testes de hipótese (H0 x H1). Nível de significância α e o valor P estatístico. Incidência e Prevalência. Tendência secular. Sistema de vigilância epidemiológica e sanitária.
Epidemiologia e Bioestatística
5 72 DESENVOLVIMENTO PESSOAL
S3M5 - DESENVOLVIMENTO PESSOAL: SAÚDE, CULTURA, AMBIENTE E TRABALHO
Conceito de Comunidade. A vida comunitária e a teia social. Cultura e saúde. O discurso social na doença. A comunidade na promoção da saúde. O corpo biológico e o corpo social. O doente e o seu meio sócio-cultural. A cultura dos excluídos. A matriz sócio-cultural do imaginário nordestino. Os efeitos da globalização nas estruturas sociais e mentais. Conceito e relações entre saúde, trabalho e ambiente. O contexto atual da globalização. Problemas ambientais globais. Saúde, trabalho e ambiente no Brasil e no Ceará. Metodologias de investigação e instrumentos de intervenção. Desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.
Saúde, Cultura, Ambiente e Trabalho
SEMESTRE 4 - Anatomofisiopatologia clínica e Grandes Síndromes
1 216 ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DOS PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS
S1M1 - EDUCAÇÃO E MEDICINA - Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde.
S1M3- GÊNESE E DESENVOLVIMENTO - Compartimentos do organismo. Meio Interno. O Princípio da Homeostase.
S1M5- SISTEMA NERVOSO - Motricidade somática e visceral. Regulação da postura e da locomoção. Diagnóstico de morte encefálica.
S1M6- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA E DA ASSISTÊNCIA MÉDICA - DATASUS.
S1M7- DESENVOLVIMENTO PESSOAL: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA, CIENTÍFICA E ÉTICA DA MEDICINA - Evolução da formação do raciocínio clínico na Medicina.
S2M1 – PRINCÍPIOS DE FARMACOLOGIA - Farmacodinâmica. Interação entre fármacos.
S2M2- SISTEMA CIRCULATÓRIO - Regulação da Pressão Arterial à curto prazo. Fisiopatologia da Insuficiência Cardíaca Congestiva Aguda. Fisiopatologia da Insuficiência Circulatória Aguda (Choque). Farmacologia do Sistema Circulatório.
S2M3- SISTEMA RESPIRATÓRIO - Regulação da Respiração Pulmonar. Equilíbrio ácido-básico. Fisiopatologia da Insuficiência Respiratória Aguda. Farmacologia do Sistema Respiratório.
S2M4- SISTEMA DIGESTÓRIO - Fisiopatologia da Insuficiência Hepática Aguda. Farmacologia do Sistema Digestório.
S2M6- SISTEMA GÊNITO-URINÁRIO - Fisiopatologia da Insuficiência Renal Aguda. Farmacologia do Sistema Urinário.
S3M1 - PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS - Lesão celular. Reação inflamatória aguda e crônica. Aterosclerose.
S3M2– RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO - Diagnóstico parasitológico, microbiológico e imunológico das principais patologias.
S4M4 - DESENVOLVIMENTO PESSOAL: PSICOLOGIA MÉDICA - A relação médico-paciente.

S4M1- ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DOS PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS
As qualidades do médico e seu compromisso com a vida. Abordagem do ao paciente. Relação médico-paciente. Semiologia: Anamnese (sintomas) - queixa principal e por sistemas; Exame físico (sinais) - geral e segmentar. Estudo de peças anatomopatológicas. Fisiopatologia e terapêutica do paciente com sintomas/sinais comuns nas queixas principais: febre, inflamação, alergia, isquemia, infecção, discinesia, anemia, dor abdominal, icterícia, hipertensão, hipotensão, hemorragia, desidratação, oligúria, disabsorção, diarréia, consuptiva. Diagnóstico por imagens. Listagem de problemas do paciente. A elaboração do diagnóstico clínico:, anatômico, sistêmico, sindrômico, nosológico (CID-10) e etiológico.
Semiologia / Anatomofisiopatologia / Farmacologia
2 216 ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DAS GRANDES SÍNDROMES
S1M3- GÊNESE E DESENVOLVIMENTO - Compartimentos do organismo. Meio Interno. O Princípio da Homeostase.
S1M5- SISTEMA NERVOSO - Motricidade somática e visceral. Regulação da postura e da locomoção. Diagnóstico de morte encefálica.
S2M1 – PRINCÍPIOS DE FARMACOLOGIA - Farmacodinâmica. Interação entre fármacos.
S2M2- SISTEMA CIRCULATÓRIO - Fisiopatologia da Insuficiência Cardíaca Congestiva Aguda. Fisiopatologia da Insuficiência Circulatória Aguda (Choque). Farmacologia do Sistema Circulatório.
S2M3- SISTEMA RESPIRATÓRIO - Equilíbrio ácido-básico. Fisiopatologia da Insuficiência Respiratória Aguda. Farmacologia do Sistema Respiratório.
S2M4- SISTEMA DIGESTÓRIO - Fisiopatologia da Insuficiência Hepática. Farmacologia do Sistema Digestório.
S2M6- SISTEMA GÊNITO-URINÁRIO - Fisiopatologia da Insuficiência Renal Aguda. Farmacologia do Sistema Urinário.
S3M1 - PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS - Processos degenerativos. Aterosclerose.
S3M4 - ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA - Informática aplicada à saúde.
S4M3- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: SAÚDE COMUNITÁRIA - Crítica ao modelo mecanicista biomédico.

S4M2- ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DAS GRANDES SÍNDROMES (AGUDAS E CRÔNICAS)
O prontuário médico. Os direitos do paciente. A responsabilidade médica e o sigilo profissional. A abordagem do paciente,. As bases fisiopatológicas e terapêuticas das grandes síndromes (agudas e crônicas): Insuficiência circulatória aguda (choque), Insuficiência cardíaca, Insuficiência respiratória, Insuficiência renal, Insuficiência hepática, Coma. O paciente com déficit motor (Insuficiência motora). Exames complementares. AMedicina baseada em evidências.
Semiologia / Anatomofisiopatologia / Farmacologia
3 72 ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE
S1M1 - EDUCAÇÃO E MEDICINA - O ser humano na dimensão biopsicossocial.
S4M3- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: SAÚDE COMUNITÁRIA
Herança sociocultural: indígena, africana, européia, e oriental. Os sistemas de representação da doença no Nordeste. Plantas medicinais cientificamente fundamentadas. Farmácias vivas. Medicina popular. Saúde mental comunitária. Modelos de saúde: biomédico, biopsicossocial e holístico. Medicina holística. Homeopatia. Acupuntura. Crítica ao modelo mecanicista biomédico.
Saúde Comunitária
4 72 DESENVOLVIMENTO PESSOAL
S4M4 - DESENVOLVIMENTO PESSOAL: PSICOLOGIA MÉDICA
A organização da interação humana como sistema. Relações em desenvolvimento: características das relações com grupos de iguais - competição x co-construção; características das relações hierárquicas (pais/filhos; professor/aluno; médico/paciente); autoridade x co-responsabilidade. O trabalho em grupo; A relação médico paciente; situações especiais na relação médico-paciente; o lugar da perda e da morte na experiência humana.
Psicologia Médica
SEMESTRE 5 - Etiopatogenia, diagnóstico diferencial, terapêutica medicamentosa e cirúrgica, prognóstico
1 96 CLÍNICA E CIRURGIA DO APARELHO DIGESTÓRIO
S1M3- GÊNESE E DESENVOLVIMENTO Morfofisiologia do sistema hematopoiético. Coagulação do sangue.
S1M7- DESENVOLVIMENTO PESSOAL: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA, CIENTÍFICA E ÉTICA DA MEDICINA - Código de Ética Médica.
S2M4- SISTEMA DIGESTÓRIO - Embriogênese do tubo digestivo Sistema Digestório e malformações congênitas. Secreção gástrica cloridro-péptica, pancreática e hepática. Motilidade gastrointestinal. Digestão e absorção dos alimentos nutrientes. Absorção da água, dos sais eletrólitos e vitaminas. Regulação do Sistema Digestório. Teste de função hepática. Fisiopatologia da Insuficiência Hepática. Fundamentos de Farmacologia do Sistema Digestório.
S2M6- SISTEMA GÊNITO-URINÁRIO - Gravidez
S3M3– IMUNOPATOLOGIA - Autoimunidade e mecanismos de lesão tecidual. Imunologia dos transplantes.
S4M1- ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DOS PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS - Relação médico-paciente. Anamnese (sinais e sintomas). Abordagem clínica e bases fisiopatológicas e terapêuticas do paciente com sintomas comuns.
S4M2- ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DAS GRANDES SÍNDROMES - As bases fisiopatológicas e terapêuticas das grandes síndromes: Insuficiência hepática.
S4M4 - DESENVOLVIMENTO PESSOAL: PSICOLOGIA MÉDICA - A relação médico-paciente.

S5M1- CLÍNICA E CIRURGIA DO APARELHO DIGESTÓRIO
Etiopatogenia. Afecções da boca e do esôfago. Dor abdominal: fisiopatologia e chaves diagnósticas. Abordagem do paciente com doenças do estômago-duodeno. Doenças do intestino. O paciente colostomizado. Síndrome desabsortiva. Avaliação do paciente com diarréia aguda e crônica. Doenças da vesícula e das vias biliares. Doenças do pâncreas. Doenças do fígado. Avaliação do paciente com icterícia, ascite e hipertensão porta. Icterícia e gravidez. Abordagem multidisciplinar do alcoolismo. Transplante de fígado e Hemostasia. Doenças psicossomáticas do aparelho digestório. Aspectos nutricionais em Gastroenterologia. Métodos complementares de diagnósticos. O impacto da doença do aparelho digestório sobre o paciente. Prevenção das doenças do aparelho digestório. Relação médico-paciente – aspectos éticos.
Gastroenterologia / Cirurgia / Métodos Complementares / Radiologia / Farmacologia
2 48 NUTROLOGIA
S1M7- DESENVOLVIMENTO PESSOAL: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA, CIENTÍFICA E ÉTICA DA MEDICINA - Código de Ética Médica.
S2M4- SISTEMA DIGESTÓRIO - Estruturas do sistema digestório e as imagens correspondentes. Secreção gástrica cloridro-péptica, pancreática e hepática. Motilidade gastrointestinal. Digestão e absorção dos nutrientes. Absorção da água, dos sais e vitaminas. Fundamentos de Farmacologia do Sistema Digestório.
S1M2- BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - Reações enzimáticas. Metabolismo celular e produção de energia.
S1M3- GÊNESE E DESENVOLVIMENTO - Princípio da Homeostase.
S1M5- SISTEMA NERVOSO - Motricidade somática e visceral.
S4M1- ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DOS PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS - Relação médico-paciente.

S5M2 - NUTROLOGIA
Avaliação do estado nutricional. Necessidades nutricionais. Efeito das doenças sobre o estado nutricional. Dietoterapia - prescrição de dietas. Suporte nutricional: oral, enteral e parenteral. Suporte nutricional em situações especiais. Relação médico-paciente e aspectos éticos. Nutrição e vida saudável.
Nutrição / Cirurgia / Pediatria / Geriatria
3 48 ENDOCRINOLOGIA: CLÍNICA E CIRURGIA
S1M2- BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - Metabolismo celular e produção de energia. Receptores de membrana e os sistemas de transdução de sinais biológicos.
S1M7- DESENVOLVIMENTO PESSOAL: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA, CIENTÍFICA E ÉTICA DA MEDICINA - Código de Ética Médica.
S2M4- SISTEMA DIGESTÓRIO - Absorção da água e eletrólitos.
S2M5- SISTEMA ENDÓCRINO - Metabolismo dos nutrientes. Produção e utilização de energia. Controle hormonal do metabolismo normal e suas alterações. Fisiologia do eixo hipotálamo-hipofisário, e das glândulas tireóide, paratireóide, adrenal e pâncreas endócrino. Fisiopatologia da Insuficiência de Insulina. Farmacologia do Sistema Endócrino.
S2M6- SISTEMA GÊNITO-URINÁRIO - As relações morfológicas do sistema urinário e reprodutor, masculino e feminino. Hormônios sexuais masculinos e femininos.


S5M3 ENDOCRINOLOGIA: CLÍNICA E CIRURGIA

Regulação genética da produção de hormônios. Interação entre hipotálamo, hipófise e órgãos efetores. Avaliação e exame físico do paciente com endocrinopatia. Etiopatogenia, conduta diagnóstica e terapêutica nas endocrinopatias mais frequentes: doenças hipofisárias, da tireóide e paratireóides, diabete melito, doenças adrenais, obesidade. Implicações clínicas do metabolismo anormal das lipoproteínas. Distúrbios do metabolismo da água e dos eletrólitos. O impacto da doença endócrina sobre o paciente. Prevenção das doenças endócrinas e metabólicas e melhoria da Qualidade de vida. Relação médico-paciente e aspectos éticos.
Endocrinologia / Cirurgia / Métodos Complementares / Radiologia / Farmacologia
4 96 CLÍNICA E CIRURGIA DO APARELHO CARDIOVASCULAR
S1M6- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA E DA ASSISTÊNCIA MÉDICA - DATASUS.
S1M7- DESENVOLVIMENTO PESSOAL: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA, CIENTÍFICA E ÉTICA DA MEDICINA - Código de Ética Médica.
S2M2- SISTEMA CIRCULATÓRIO - Embriogênese do aparelho cardiovascular e malformações congênitas. Ausculta cardíaca e ECG. Ciclo Cardíaco. DC x PAD x RV. Hemodinâmica. Lei de Poiseuille. Microcirculação. Equação de Starling. Regulação da PA à curto prazo.
S2M6- SISTEMA GÊNITO-URINÁRIO - Gravidez. Regulação da PA a longo prazo (SRAA).
S3M1 - PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS - Alterações do crescimento e da diferenciação celular. Resistência natural inespecífica. Resposta imunológica específica. Processos degenerativos. Aterosclerose.
S3M3– IMUNOPATOLOGIA - Autoimunidade e mecanismos de lesão tecidual. Imunologia dos transplantes.
S4M1- ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DOS PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS - Fisiopatologia Clínica.
S4M2- ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DAS GRANDES SÍNDROMES - Insuficiência circulatória aguda (choque), Insuficiência cardíaca, Insuficiência renal.

S5M4- CLÍNICA E CIRURGIA DO APARELHO CARDIOVASCULAR
Etiopatogenia e manifestações importantes da doença cardíaca. Problemas comuns revelados pela ausculta cardíaca. Diagnóstico das doenças cardíacas. Insuficiência cardíaca congestiva. Doenças cardíacas comuns: cardiopatia isquêmica, cardiopatia hipertensiva, cardiopatia reumática, miocardiopatia dilatada, endocardite infecciosa Arritmias cardíacas e bloqueios de condução. Doenças do pericárdio e endocárdio: pericardite aguda, pericardite constritiva, tamponamento paricárdico, endocardite infecciosa. Cardiopatias congênitas comuns: comunicação interatrial, comunicação interventricular, persistência do canal arterial, tetralogia de Fallott. Mixoma atrial. Hipertensão arterial e gravidez. Transplante cardíaco. O impacto da doença cardíaca sobre o paciente e a família e aspectos éticos. Reabilitação do paciente. A prevenção das doenças cardiovasculares e melhoria da qualidade de vida.
Cardiologia / Cirurgia / Métodos Complementares / Radiologia / Farmacologia
5 96 PNEUMOLOGIA E CIRURGIA TORÁCICA
S1M6- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA E DA ASSISTÊNCIA MÉDICA - DATASUS. Sinais Vitais (TPR-PA). Primeiros socorros: urgências clínicas e ambientais; reanimação cardiorrespiratória cerebral.
S1M7- DESENVOLVIMENTO PESSOAL: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA, CIENTÍFICA E ÉTICA DA MEDICINA - Código de Ética Médica.
S2M3- SISTEMA RESPIRATÓRIO - Hematose. Relação ventilação/perfusão. Transporte de gases respiratórios no sangue. Ciclo Respiratório. Regulação da Respiração Pulmonar. Equilíbrio ácido-básico. Fisiopatologia da Insuficiência Respiratória Aguda. Fundamentos de Farmacologia do Sistema Respiratório.
S3M3– IMUNOPATOLOGIA - Autoimunidade e mecanismos de lesão tecidual. Imunologia dos transplantes.
S4M1- ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DOS PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS - Anatomofisiopatologia Clínica e terapêuticas do paciente com sintomas comuns: ansiedade, dispnéia, tosse, fadiga.
S4M2- ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DAS GRANDES SÍNDROMES - Insuficiência respiratória.

S5M5- PNEUMOLOGIA E CIRURGIA TORÁCICA
Principais manifestações das doenças pulmonares. Exames complementares em Pneumologia
EXAME TORÁCICO POR IMAGEM: Radiografia Torácica, Tomografia Computadorizada (TC), Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET-Scan), Ecocardiograma, Cintilografia Inalatória/Perfusional, Angiografia.
TESTES DE FUNÇÃO PULMONAR: Espirometria, Hiper-responsividade Brônquica, Volumes Pulmonares, Capacidade de Difusão do Monóxido de Carbono (DCO), Teste de Exercício Cardiopulmonar (TECP), Pressões Respiratórias Estáticas Máximas.
EXAMES SÉRICOS: Gasometria, Dosagem de Hemoglobina (Hb), Hematócrito (Ht), Dímero D, Dosagem de Alfa-1 Antitripsina, Íon Cloreto (Cl-) no Suor, Baciloscopia.
BRONCOSCOPIA.
CATETERIZAÇÃO DA ARTÉRIA PULMONAR.
Diagnóstico das doenças pulmonares. Doenças pulmonares mais frequentes: pneumonias, doença pulmonar obstrutiva, tuberculose pulmonar, câncer de pulmão, abscesso pulmonar, bronquiectasia. Conduta diagnóstica no nódulo pulmonar solitário e no derrame pleural. Insuficiência respiratória crônica. Outras condições pulmonares: pneumonites, sarcoidose, fibrose cística, granulomatose de Wegner, pneumoconiose. O impacto da doença pulmonar sobre o paciente. Prevenção das doenças respiratórias e condicionamento físico. Reabilitação pulmonar. Relaçãomédico-paciente e aspectos éticos.
Pneumologia / Cirurgia / Métodos Complementares / Radiologia / Farmacologia
6 64 ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE
S3M4 - ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA: Indicadores de saúde.
S4M1- ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DOS PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS: Semiologia: Anamnese (sintomas) - queixa principal e por sistemas; Exame físico (sinais) - geral e segmentar.

S5M6- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA CRIANÇA
Morbimortalidade infantil e seus determinantes. Anamnese e exame clínico físico da criança. Relacionamento médico-paciente-família. Aleitamento materno, recomendações e orientação alimentar, crescimento e desenvolvimento,imunização, saúde oral, atenção ao adolescente. Promoção de uma vida saudável. A estratégia de atenção integrada às doenças prevalentes na infância (AIDPI). Direitos da criança e do adolescente. Atenção básica à criança com necessidades especiais. Ética em pediatria.
Assistência Básica à Saúde da Criança
7 64 DESENVOLVIMENTO PESSOAL
S1M7- DESENVOLVIMENTO PESSOAL: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA, CIENTÍFICA E ÉTICA DA MEDICINA: CFM e Código de Ética Médica. Bioética e Ciências. Bioética e Clínica (estudo de casos). Ética na pesquisa: Relatório Belmonte (1- Respeito às pessoas; 2- Benevolência e 3- Justiça).
S5M7- DESENVOLVIMENTO PESSOAL: BIOÉTICA E CIDADANIA
O estudo das implicações éticas de uma ação transdisciplinar em face dos desafios epistemológicos contemporâneos, diante dos novos paradigmas em atenção à saúde. A posição da Bioética como construtora de cidadania. A Bioética como balizadora da legitimidade profissional na área da Saúde. A relação médico-paciente pelo prisma da Bioética.
Bioética e Cidadania
8 60 OPTATIVO Ementa
SEMESTRE 6 - Etiopatogenia, diagnóstico diferencial, terapêutica medicamentosa e cirúrgica, prognóstico
1 96 NEONATOLOGIA E OBSTETRÍCIA
S1M1 - EDUCAÇÃO E MEDICINA - O ser humano na dimensão biopsicossocial.
S4M3- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: SAÚDE COMUNITÁRIA: Modelos de saúde: biomédico, biopsicossocial e holístico.

S6M1- NEONATOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Características do perfil de morbimortalidade perinatal em diversos países e regiões. Características biopsicosociais do ciclo grávido-puerperal. Assistência pré-natal de baixo e de alto risco. Patologias do ciclo grávido-puerperal. Crescimento e desenvolvimento intra-uterino. Mecanismo e assistência do trabalho de parto normal edistócico. Atenção ao recém-nascido (RN) na sala de parto. Assistência ao puerpério normal e patológico. Anamnese e exame clínico físico do RN. Assistência ao RN no alojamento conjunto. Ações básicas de assistência ao RN normal e de altorisco. Infecções perinatais. Manuseio das patologias neonatais de alta prevalência. Síndromes genéticas e malformações congênitas. Relação médico-paciente e família - aspectos éticos.
Pediatria / Obstetrícia
2 96 PEDIATRIA E CIRURGIA PEDIÁTRICA
S6M2- PEDIATRIA E CIRURGIA PEDIÁTRICA
Anamnese Pediátrica. Semiologia Pediátrica. Aspectos éticos particulares no atendimento à criança: relação médico-paciente e família. Malformações congênitas. Intersexo. Distúrbios do crescimento e do desenvolvimento. Doenças prevalentes na infância: insuficiência respiratória aguda, asma, diarréia, desnutrição, doença febril, doenças infecciosas e AIDS. A estratégia de atenção integrada às doenças prevalentes na infância (AIDPI) e seus componentes: atenção à criança doente de 1 semana a 2 meses de idade; avaliação, classificação e tratamento da criança doente de 2 meses a 5 anos. Conduta diagnóstica e terapêutica nas doenças crônicas da infância. Abordagem clínica das patologias cirúrgicas na infância; aspectos éticos.
Pediatria / Cirurgia
3 96 GINECOLOGIA
S2M6- SISTEMA GÊNITO-URINÁRIO - As relações morfológicas do sistema urinário e reprodutor, masculino e feminino. Hormônios sexuais masculinos e femininos. Ciclo Menstrual. A gravidez e o parto. Métodos anticoncepcionais.
S3M1 - PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS - Alterações do crescimento e da diferenciação celular.

S6M3- GINECOLOGIA
Propedêutica ginecológica e relação médico paciente. Aspectos éticos em Ginecologia. Fisiopatologia do Ciclo Menstrual e seus distúrbios Etiopatogenia e Fisiopatologia Clínica do Ciclo Menstrual. Puberdade normal e patológica. Doenças inflamatórias pélvicas e vulvovaginites. Diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer ginecológico. Patologias benignas e malignas da mama. Patologias benignas e malignas da vulva, da vagina, do útero e do ovário. Noções de sexologia. Hormoniologia. Intersexo. Infertilidade. Planejamento familiar. Climatério e tratamento de reposição hormonal. Promoção da saúde da mulher.
Ginecologia
4 96 NEFROLOGIA E UROLOGIA
S6M4- NEFROLOGIA E UROLOGIA
Manifestações comuns das doenças nefrológicas e urológicas. Principais formas de apresentação das glomerulopatias. Avaliação do paciente com doença nefrológica ou urológica. Glomerulopatias primárias. Glomerulopatias secundárias. Insuficiência renal aguda. Insuficiência renal crônica. Litíase urinária. Infecção urinária. Doença renal na gravidez. Transplante renal. Hiperplasia prostática benigna. Prostatite. Câncer de próstata. Câncer de rim, de testículo e de pênis. Tumores uroteliais. Urologia feminina. Infertilidade masculina. Disfunção erétil. Bexiga neurogênica. Trauma urogenital. Métodos diagnósticos: laboratoriais, por imagem e endoscópicos. Prevenção das doenças nefrológicas e urológicas. O impacto das doenças nefrológicas e urológicas sobre o paciente. Aspectos éticos em nefrologia e urologia.
Nefrologia / Urologia
5 64 DESENVOLVIMENTO PESSOAL
S6M5- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA CRIANÇA E DA GESTANTE
Diagnóstico clínico e laboratorial de gravidez e semiótica obstétrica. Acompanhamento pré-natal de baixo risco. Identificação de fatores de risco materno-fetal e triagem para o pré-natal de alto risco. Aspectos éticos na assistência pré-natal, uso de medicamentos e receituário médico. Anamnese e exame clínico físico do recém-nascido (RN). Ações básicas de assistência ao RN normal. Assistência básica ao puerpério. Manuseio das patologias neonatais de alta prevalência. Ações para promoção do aleitamento materno. Bases da alimentação no primeira ano de vida. Atenção básica à criança com necessidades especiais. Prevenção e assistência às doenças prevalentes na infância: insuficiência respiratória aguda, asma, diarréia, desnutrição, doenças febris e infecções.
Assistência Básica à Saúde da Criança e da Gestante
6 64 ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE
S6M6- DESENVOLVIMENTO PESSOAL: PSICOPATOLOGIA
Que é Psicopatologia. O normal e o patológico. As funções psíquicas elementares: consciência, atenção, orientação, sensopercepção, memória, afetividade, vontade, psicomotricidade, pensamento, juízo da realidade, linguagem, personalidade e inteligência. As grandes síndromes psiquiátricas: ansiosas, depressivas e maníacas, psicóticas, volitivo-motoras, relacionadas ao uso de substâncias psicoativas, psicorgânicas e relacionadas ao desenvolvimento da personalidade. A avaliação psiquiátrica. O diagnóstico psiquiátrico.
Psicopatologia
7 60 OPTATIVO Ementa
SEMESTRE 7 - Etiopatogenia, diagnóstico diferencial, terapêutica medicamentosa e cirúrgica, prognóstico
1 96 DOENÇAS INFECCIOSAS
S7M1- DOENÇAS INFECCIOSAS
Conduta diagnóstica e terapêutica nas doenças infecciosas prevalentes. Doenças virais: AIDS, citomegalovirose, mononucleose infecciosa, caxumba, hepatites, dengue, poliomielite, raiva, doenças exantemáticas, meningoencefalites. Doenças bacterianas: cólera, coqueluche, difteria, salmoneloses, tuberculose, estreptococcias e estafilococcias, peste, tétano, meningites e doença meningocócica. Doenças causadas por espiroquetídeos: leptospirose e sífilis. Doenças causadas por fungos: micoses superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas. Doenças causadas por parasitos: malária, doença de Chagas, leishmanioses visceral e tegumentar, toxoplasmose e parasitoses oportunistas. Protozoozes intestinais e helmintoses. Prevenção das doenças infecciosas e parasitárias. Relação médico-paciente-família e aspectos éticos.
Doenças Infecciosas / Microbiologia / Parasitologia / Imunologia / Farmacologia
2 48 DERMATOLOGIA
S7M2- DERMATOLOGIA
Semiologia dermatológica. Dermatoses do âmbito da Dermatologia Sanitária: hanseníase, leishmaniose tegumentar americana, câncer de pele e doenças sexualmente transmissíveis. Dermatoses de etiologia parasitária, bacteriana, fúngica e viral nos seus aspectos clínicos e epidemiológicos. Doenças dermatológicas alérgicas. Doenças profisssionais. Diagnóstico histopatológico e microbiológico. Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. Relação médico-paciente. O impacto das dermatopatias sobre o paciente.
Dermatologia / Cirurgia / Cirurgia Plástica
3 48 HEMATOLOGIA
S7M3- HEMATOLOGIA
Manifestações comuns das doenças hematológicas: anemia, hemorragia, linfadenopatias, dor óssea, massa abdominal palpável. O diagnóstico das doenças hematológicas. Doenças hematológicas comuns: anemia, leucemias, linfomas malignos, síndromes mielodisplásicas. Distúrbios mieloproliferativos não-leucêmicos. Hemostasia e distúrbios hemorrágicos: vasculares e plaquetários. Distúrbios da coagulação. Mieloma e doenças relacionadas. Transplante de medula óssea. Hemoterapia. Doação de sangue. Aspectos éticos e prevenção de doenças. O impacto da doença hematológica sobre o paciente, a família e o médico.
Hematologia / Farmacologia
4 96 GERIATRIA
S7M4- GERIATRIA
Conceitos e aspectos epidemiológicos do envelhecimento. Teorias sobre o processo de envelhecimento e alterações fisiológicas. Características do processo saúde-doença nas pessoas idosas. Princípios da prática geriátrica. Aspectos farmacológicos e psicológicos. Interações medicamentosas e risco de iatrogenia. Interpretação de exames complementares. Grandes síndromes geriátricas: distúrbios mentais (depressão – demência – delirium); incontinências (urinária e fecal); quedas. Reabilitação geriátrica. Promoção da Saúde: exercícios na terceira idade; dieta saudável; avaliação periódica de saúde das pessoas idosas. Inserção do idoso na sociedade e em diversaos tipos de organizações sociais. O impacto do envelhecimento e a perspectiva da morte. Relação médico-paciente-cuidador. Aspectos éticos em geriatria.
Geriatria / Farmacologia
5 48 REUMATOLOGIA
S7M5- REUMATOLOGIA
Abordagem do paciente com queixas reumáticas. Laboratório das doenças reumáticas. Síndromes dolorosas da coluna. Reumatismos de partes moles: bursite, tendinite, fibromialgia, síndromes compressivas. Osteoartrose. Osteoporose. Lupus Eritematoso Sistêmico. Artrite Reumatóide. Esclerose Sistêmica. Dermatopolimiosite. Doença Mista do Tecido Conjuntivo. Espondiloartropatias soronegativas: espondilite anquilosante, artrite reativa, artrite psoriática. Manifestações articulares de doenças intestinais inflamatórias crônicas. Gota. Condrocalcinose. Artrite infecciosa. Artrites Crônicas da Infância. Prevenção das doenças reumáticas e reabilitação dos pacientes. O impacto da doença reumática sobre o paciente e a família. Aspectos éticos e relação médico-paciente.
Reumatologia / Farmacologia
6 48 ONCOLOGIA
S7M6- ONCOLOGIA
Epidemiologia do câncer no mundo. Epidemiologia do câncer no Brasil e no Ceará. Princípios da biologia molecular aplicados à Oncologia. Etiologia do câncer. Prevenção e detecção precoce do câncer. Oncogenes, genes supressores e citogenética do câncer. Classificação dos tumores e aspectos básicos da conduta terapêutica. O impacto da doença sobre o paciente e a família. Aspectos éticos e relação médico-paciente e família.
Clínica Médica / Cirurgia / Medicina preventiva / Farmacologia
7 64 ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE
S7M7- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE DO ADULTO I
Atenção primária de saúde objetivando a promoção da saúde, a prevenção e a resolução ou o encaminhamento de condições clínicas prevalentes, exercitando o papel pedagógico do médico e o seu compromisso ético com o paciente, a família e a comunidade. O médico e as dificuldades atuais para o exercício ético da Medicina. A promoção da saúde e a responsabilidade do poder público.
Assistência Básica à Saúde do Adulto I
8 64 DESENVOLVIMENTO PESSOAL
S7M8 - DESENVOLVIMENTO PESSOAL: MEDICINA PREVENTIVA
Principais agravos à saúde de importância em Saúde Pública e sua distribuição no Brasil e no Ceará. Determinantes biológicos e sociais envolvidos na gênese destas patologias e as respectivas medidas de prevenção e controle. Integração com o Sistema Único de Saúde nos programas de controle desenvolvidos pelos serviços oficiais de saúde.
Medicina Preventiva
9 60 OPTATIVO Ementa
SEMESTRE 8 - Urgências, diagnóstico diferencial, terapêutica, prevenção e prognóstico
1 96 URGENCIAS MÉDICAS
S1M4- APARELHO SISTEMA LOCOMOTOR - Potenciais eletro-químico de membrana
S1M5- SISTEMA NERVOSO - Reflexos medulares e do Tronco Encefálico. Funções corticais superiores. Diagnóstico de morte encefálica.
S1M6- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA E DA ASSISTÊNCIA MÉDICA - Sinais Vitais (TPR-PA). Primeiros socorros: hemorragia e choque; fraturas; urgências clínicas e ambientais; reanimação cardiorrespiratória cerebral.
S4M2- ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E TERAPÊUTICAS DAS GRANDES SÍNDROMES - As bases fisiopatológicas e terapêuticas das grandes síndromes: Insuficiência circulatória aguda (choque), Insuficiência cardíaca, Insuficiência respiratória, Insuficiência renal, Insuficiência hepática, Coma. O paciente com déficit motor (Insuficiência motora).
S4M3- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: SAÚDE COMUNITÁRIA - Homeopatia. Acupuntura.
S4M4 - DESENVOLVIMENTO PESSOAL: PSICOLOGIA MÉDICA - O lugar da perda e da morte na experiência humana.

S8M1- URGÊNCIAS MÉDICAS
O impacto da emergência e da urgência sobre a equipe médica, o paciente e a família. Aspectos éticos. Prevenção de acidentes. Urgências clínicas: distúrbios psiquiátricos agudos, edema agudo do pulmão, insuficiência circulatória aguda, insuficiência renal aguda, insuficiência respiratória aguda. Distúrbios da consciência. Escala de coma de Glasgow. Reanimação cardiopulmonar e cerebral. Urgências pediátricas: clínicas e cirúrgicas. Urgências cirúrgicas: gerais, traumatológica, queimadura, cardiovascular, torácica, abdominal, urológica, proctológica, oftalmológica, otorrinolaringológica. Fundamentos práticos da anestesia, analgesia e sedação.
Clínica Médica / Cirurgia / Pediatria
2 48 OTORRINOLARINGOLOGIA
S8M2- OTORRINOLARINGOLOGIA
Anamnese e semiologia. Doenças infecciosas agudas e crônicas. Deficiências auditivas congênitas e adquiridas. Doenças obstrutivas da vias aéreas superiores. Disfonias e doenças das pregas vocais. Doenças alérgicas. Métodos diagnósticos. Prevenção das doenças otorrinolaringológicas. Aspectos éticos e relação médico-paciente.
Otorrinolaringologia
3 48 TRAUMATO-ORTOPEDIA
S8M3- TRAUMATO-ORTOPEDIA
Abordagem ao paciente e exame clínico físico. Lesões fundamentais. Lesões epifisárias na infância e na adolescência. Politraumatismo. Fraturas e luxações. Deformidades congênitas e adquiridas. Lesões de esforço repetitivo. Infecções ósteo-articulares: tuberculose, osteomielite, artrite séptica. Tumores ósseos. Reabilitação; próteses e aparelhos. Diagnóstico por imagem. Prevenção em traumato-ortopedia. Impacto do trauma sobre o paciente e a família. Aspectos práticos e legais do ato médico. Relação médico-paciente e aspectos éticos.
Traumatologia e Ortopedia
4 48 NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA
S8M4- NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA
Exame neurológico e diagnóstico de localização. Exames complementares: indicações e limitações. Principais síndromes neurológicas. Diagnóstico e conduta inicial nas doenças neurológicas prevalentes. Estados confusionais agudos. Síndrome de hipertensão intracraniana e edema cerebral. Comas. Estado vegetativo persistente. Morte cerebral e suas implicações legais e éticas. Epilepsias e síncope. Distúrbios do sono e dos ritmos circadianos. Cefaléias. Demências e amnésias. Lesões focais do cérebro. Distúrbios do movimento. Síndromes cerebelares e ataxias. Doenças da medula espinhal, das raízes, plexos e nervos periféricos. Doenças dos músculos e da junção neuromuscular. Doença vascular cerebral. Doenças desmielinizantes. Tumores. Lesões traumáticas. Hidrocefalia. Lesões periparto e anomalias do desenvolvimento do sistema nervoso. Reabilitação em Neurologia. Relação médico-paciente e aspectos éticos e legais.
Neurologia / Neurocirurgia / Farmacologia
5 48 PSIQUIATRIA
S8M5- PSIQUIATRIA
Neurobiologia das doenças mentais. Transtornos do humor. Esquizofrenia. Dependências químicas. Transtornos de ansiedade. Transtornos somatoformes. Transtornos de personalidade. O diagnóstico e as classificações psiquiátricas. Utilização de exames laboratoriais e neuroimagem. Manejo clínico e psicofarmacologia dos transtornos mentais. Abordagens psicossociais. Psiquiatria em populações especiais: criança, gestante e idoso. O impacto da doença psiquiátrica sobre o paciente e a família. Saúde mental e cidadania.
Psiquiatria / Farmacologia
6 48 TERAPIA INTENSIVA
S8M6- TERAPIA INTENSIVA
Princípios e indicações de terapia intensiva. Práticas-padrão no cuidado dos pacientes. Monitorização hemodinâmica. Distúrbios do fluxo circulatório. Lesão miocárdica. Insuficiência respiratória aguda. Ventilação mecânica. Suporte nutricional para o paciente grave. Distúrbios neurológicos. Distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-base. Conduta nas infecções mais comuns em UTI. A humanização da UTI e a recuperação do paciente. O impacto da terapia intensiva sobre o paciente e familiares. O paciente terminal e os limites da medicina moderna. Morte cerebral. O ato médico em terapia intensiva, os direitos do paciente e dos familiares. Aspectos éticos e legais.
Clínica Médica / Cirurgia / Pediatria
7 48 OFTALMOLOGIA
S8M7- OFTALMOLOGIA
Abordagem ao paciente e exame clínico físico. Prevenção das doenças oculares e da cegueira. Doenças da córnea, trato uveal, retina e cristalino. Fundo de olho normal. Fundo de olho na hipertensão arterial, na arteriosclerose, no diabetes, na gravidez e nas doenças renais. Doenças das pálpebras e do aparelho lacrimal. Ametropias e correções da refração. Estrabismos. Transplante de córnea. Aspectos éticos e relação médico-paciente.
Oftalmologia
8 64 ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE
S8M8- ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE: ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE DO ADULTO II
Anamnese e exame ginecológico e relação médico-paciente. Diagnóstico e tratamento das vulvovaginites e doenças inflamatórias pélvicas. Prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Orientação e conduta no planejamento familiar. Distúrbios menstruais. Prevenção do câncer ginecológico. Diagnóstico do climatério e tratamento de reposição hormonal. Aspectos éticos do atendimento ginecológico. Assistência ao trabalhador: doenças profissionais. A prescrição médica, atestados.
Assistência Básica à Saúde do Adulto II
9 64 DESENVOLVIMENTO PESSOAL
S8M9- DESENVOLVIMENTO PESSOAL: MEDICINA LEGAL E DEONTOLOGIA
Aspectos práticos e legais do exercício da profissão. Responsabilidade, direitos e deveres do médico. Conduta em situações críticas: morte, situações de emergência. Comunicação de más notícias e perdas a pacientes e familiares. Prescrição de medicamentos, atestados e licenças. Relação médico-paciente: aspectos éticos e direitos dos pacientes crônicos, terminais, com neoplasias. Aspectos éticos e legais nos transplantes. O médico e a saúde pública: doenças de notificação compulsória. A morte e os fenômenos cadavéricos. Legislação. Eutanásia. Problemas médico-legais relativos à identidade, à traumatologia, à tanatologia, à infortunística, à sexologia, ao matrimônio.
Medicina Legal e Deontologia Médica
10 60 OPTATIVO Ementa

Internato com duração de 23 Meses (1 Mês de férias e 1 Mês de Estágio Eletivo)

SEMESTRE 9 e 10
1 1248 INTERNATO EM CLÍNICA MÉDICA
INTERNATO EM CLÍNICA MÉDICA
Abordagem do paciente para formulação do diagnóstico clínico, diagnóstico diferencial e conduta clínica em Medicina Interna, numa visão integrada de subáreas do conhecimento médico: cardiologia, pneumologia, gastroenterologia, infectologia, nefrologia, endocrinologia, reumatologia, hematologia, neurologia, dermatologia, psiquiatria e terapia intensiva. Métodos Exames complementares de diagnóstico e sua aplicação clínica: laboratório, radiologia, ultra-sonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, eletrocardiografia ECG, EEG, EMG. Desenvolvimento de habilidades para a realização de exame clínico físico, adoção de medidas de suporte diagnóstico e terapêutico, atuação nas situações de urgência, formulação de conduta terapêutica e intervenções preventivas visando à promoção da saúde. Grupos Balint de discussão de aspectos éticos. Trabalho em grupo e o cumprimento das normas. Elaboração e organização de prontuários e apresentação de casos clínicos. Utilização da literatura de forma objetiva e crítica. Acompanhamento ético de pacientes em ambulatório e em enfermaria, considerando os aspectos técnicos e psicológicos. Diagnóstico e tratamento das principais urgências e emergências clínicas. Diagnóstico e tratamento dos principais distúrbios psiquiátricos. Principais agentes farmacológicos, sua indicações, contra-indicações e efeitos colaterais. Aspectos práticos e legais do ato médico: prescrição, solicitação de exames, atestados. Comunicação de más notícias e perdas a pacientes e familiares. Grupos Balint para discussão de aspectos éticos.
INTERNATO EM CLÍNICA MÉDICA
26 SEMANAS/48 HORAS
Mínimo de 05 meses
2 936 INTERNATO EM SAÚDE COMUNITÁRIA
INTERNATO EM SAÚDE COMUNITÁRIA
Abordagem do paciente e da comunidade para identificação dos problemas de saúde. Visão dos problemas do ponto de vista individual e coletivo. Assistência à saúde da criança, da gestante, do adulto e do idoso no nível primário de atenção. Conhecimento do SUS. Familiaridade com o sistema de referência e contra-referência. Critérios para encaminhar os casos que extrapolam a resolutividade do serviço. Trabalho em equipe. Visita domiciliar. Acompanhamento de pacientes em domicílio. Aspectos éticos.
INTERNATO EM SAÚDE COMUNITÁRIA
26 SEMANAS/36 HORAS
Mínimo de 04 meses
1 mês no CRUTAC
1 mês em Urgência/Emergência
SEMESTRE 11 e 12
1 768 INTERNATO EM CIRURGIA
INTERNATO EM CIRURGIA
Abordagem do paciente cirúrgico: anamnese e exame clínico físico. Fundamentos da cirurgia e da anestesia. Cuidados pré e pós-operatórios. Assepsia, anti-sepsia, infecção em cirurgia. Hemostasia. Cicatrização. Fisiologia respiratória. Anatomia e vias de acesso cirúrgico nas diversas especialidades. Anestesia geral, regional e seus agentes. Diagnóstico das principais patologias cirúrgicas. Exames complementares pré-operatórios. Acompanhamento de pacientes em enfermarias no pré e pós-operatório. Participação na equipe cirúrgica, no posto de auxiliar. Pequenas cirurgias ambulatoriais sob anestesia local. Revisões bibliográficas sobre os temas da clínica cirúrgica. Conduta em casos de emergência orientando o diagnóstico e a terapêutica cirúrgica. Grupos Balint para discussão de aspectos éticos.
INTERNATO EM CIRURGIA
16 SEMANAS/48 HORAS
Mínimo de 03 meses
1 mês em Urgência/Emergência
2 768 INTERNATO EM PEDIATRIA
INTERNATO EM PEDIATRIA
Características de consulta do pré-natal realizada pelo pediatra. Papel do pediatra na sala de parto. Atendimento ao RN em sala de parto, alojamento conjunto, berçário e banco de leite humano. Atendimento às crianças na idade lactente, pré-escolar, escolar e adolescente no ambulatório e emergência das doenças prevalentes na infância: orientações alimentares, pneumonias, diarréia, otites, doenças febris e exantemáticas, desnutrição, asma, anemia e consulta de retorno. Prevenção de acidentes, saúde oral e imunização. Grupos Balint para discussão de aspectos éticos.
INTERNATO EM PEDIATRIA
16 SEMANAS/48 HORAS
Mínimo de 03 meses
1 mês em Urgência/Emergência
3 768 INTERNATO EM TOCOGINECOLOGIA
INTERNATO EM TOCOGINECOLOGIA
O programa abrange a diagnóstico clínico, laboratorial, radiológico e ecográfico das principais patologias clínicas e cirúrgicas ginecológicas e obstétricas. Noções básicas do relacionamento médico-paciente e ética médica. Conhecimento teórico-prático dos principais diagnósticos diferenciais das dores pélvicas, leucorréias, sangramentos transvaginais e massas ginecológicas. Grupos Balint para discussão de aspectos éticos.
INTERNATO EM TOCOGINECOLOGIA
16 SEMANAS/48 HORAS
Mínimo de 03 meses
1 mês em Urgência/Emergência

Síntese da Carga Horária por Semestre
SEMESTRE CARGA HORÁRIA
S1 576
S2 576
S3 576
S4 576
S5 572
S6 572
S7 572
S8 572
Subtotal 4.592
INTERNATO EM CLÍNICA MÉDICA 1.248
INTERNATO EM SAÚDE COMUNITÁRIA 936
INTERNATO EM CIRURGIA 768
INTERNATO EM PEDIATRIA 768
INTERNATO EM TOCOGINECOLOGIA 768
Subtotal 4.488
TOTAL 9.080

Modelo de Distribuição dos Módulos ao Longo dos Semestres
SEMESTRE 1
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
EDUCAÇÃO E MEDICINA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR GÊNESE E DESENVOLVIMENTO APARELHO LOCOMOTOR SISTEMA NERVOSO
FUNDAMENTOS DA PRÁTICA E DA ASSISTÊNCIA MÉDICA
EVOLUÇÃO HISTÓRICA, CIENTÍFICA E ÉTICA DA MEDICINA

SEMESTRE 2
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
PRINCÍPIOS DE FARMACOLOGIA SISTEMA CARDIO-VASCULAR SISTEMA RESPIRATÓRIO SISTEMA DIGESTÓRIO SISTEMA ENDÓCRINO SISTEMA GÊNITO-URINÁRIO
DIAGNÓSTICO DE SAÚDE DA COMUNIDADE
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

SEMESTRE 3
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
PROCESSOS PATOLÓGICOS GERAIS RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO IMUNOPATOLOGIA
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
SAÚDE, CULTURA, AMBIENTE E TRABALHO

SEMESTRE 4
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E
TERAPÊUTICAS DOS PRINCIPAIS SINTOMAS E SINAIS
ABORDAGEM DO PACIENTE E BASES FISIOPATOLÓGICAS E
TERAPÊUTICAS DAS GRANDES SÍNDROMES
SAÚDE COMUNITÁRIA
PSICOLOGIA MÉDICA

SEMESTRE 5
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
CLÍNICA E CIRÚRGIA DO APARELHO DIGESTÓRIO CLÍNICA E CIRÚRGIA DO APARELHO CARDIOVASCULAR OPTATIVO
NUTROLOGIA

 

ENDOCRINOLOGIA: CLÍNICA E CIRURGIA PNEUMOLOGIA E CIRURGIA TORÁCICA
ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÙDE DA CRIANÇA
BIOÉTICA E CIDADANIA

SEMESTRE 6
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
NEONATOLOGIA E OBSTETRÍCIA GINECOLOGIA OPTATIVO
PEDIATRIA CLÍNICA E CIRURGIA UROLOGIA E NEFROLOGIA
ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE DA CRIANÇA E DA GESTANTE
PSICOPATOLOGIA

SEMESTRE 7
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
DOENÇAS INFECCIOSAS GERIATRIA OPTATIVO
DERMATOLOGIA HEMATOLOGIA REUMATOLOGIA ONCOLOGIA
ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE ADULTO I
MEDICINA PREVENTIVA

SEMESTRE 8
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18
URGÊNCIAS MÉDICAS NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA TERAPIA INTENSIVA OPTATIVO
OTORRINOLARINGOLOGIA TRAUMATO-ORTOPEDIA PSIQUIATRIA OFTALMOLOGIA
ASSISTÊNCIA BÁSICA À SAÚDE DO ADULTO II
MEDICINA LEGAL E DEONTOLOGIA MÉDICA